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Políticas

Políticas

São diretrizes gerais que expressam os parâmetros dentro dos quais as ações da Instituição e de seus integrantes devem se desenvolver, no cumprimento da missão para o alcance da visão. Devem ser coerentes com a ética e valores do HSA.

O HSA conta com 10 Políticas, que são Comunicação, Custos, Cuidados Paliativos, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e de Risco, Gestão de Fornecedores de Serviços e Produtos, Gestão de Pessoas, Gestão das Informações e Organização, Segurança do Paciente, Gestão e Casos Especiais Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os colaboradores da Instituição possuem acesso às Políticas por meio do sistema eletrônico de documentos compartilhados.

Política da Comunicação: Visa estabelecer padrões de comunicação tanto com o público externo e interno; Destacar a importância da comunicação como um processo estratégico que permeia todas as ações de uma organização; Levantar e sistematizar todas as ações, implementados em uma organização, tendo em vista incrementar e qualificar interação com os seus públicos estratégicos; Padronizar diretrizes, posturas, valores e princípios de modo a garantir coerência e eficácia ao processo de relacionamento com os públicos e seus colaboradores.

O que ela promove?

Posturas de relacionamento e diálogo com os diversos públicos de interesse do Hospital, através da definição de valores, objetivos, normas e estruturas que orientam o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação (tudo o que faz a marca HSA ser lembrada);

Quem está engajado?

PÚBLICO INTERNO: direção, colaboradores, médicos, terceirizados, prestadores, acadêmicos, supervisores de estágios e estagiários.

PÚBLICO EXTERNO: pacientes, familiares e visitantes, fornecedores, imprensa, sindicatos, instituições parcerias, autoridades, Poderes Públicos (Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, entre outros).

O que ela quer identificar?

Nosso propósito de existir:

MISSÃO: Promover assistência à vida.

VISÃO: Ser referência nos serviços prestados, com humanização e segurança.

VALORES: Ética, comprometimento, responsabilidade social, transparência, segurança do paciente, integridade e respeito.

Política da Qualidade e Gestão de Risco Tem por objetivo aumentar a probabilidade de melhores resultados assistenciais por meio da definição de políticas e diretrizes, padrão de documentos, protocolos clínicos e programas de melhoria contínua; A qualidade emprega os conceitos da melhoria continua dos processos, tendo como foco principal a segurança e satisfação do paciente.

O que é?

Um compromisso com a segurança na assistência prestada, atendimento às necessidades dos clientes, aos requisitos das legislações vigentes, melhorando e garantindo a sustentabilidade do negócio, bem como, a melhoria contínua dos processos.

PALAVRAS-CHAVE:

Qualidade, Direcionamento Estratégico, Ferramentas, Indicadores, Satisfação, Comprometimento, Comunicação, Transparência e Sincronia.

Diretrizes:

1. Gestão de documentos;

2. Ferramentas da qualidade;

3. Auditorias internas;

4. Mapeamento de processos;

5. Gestão de riscos;

6. Gestão de indicadores;

7. Gestão de protocolos;

Política de Custos A gestão estratégico de custo assume uma posição voltada para o planejamento, gestão e redução de custos e define com o objetivo mensurar o custo dos recursos consumidos pelas atividades importantes do HSA; Política interna programa a gestão econômica financeira promovendo, articulando recursos a integração entre as áreas, melhora o processo para redução de custos, atua sob a perspectiva de que um hospital seja um sistema aberto em permanente interação sempre buscando os meios gerenciais necessários para otimização do resultado da organização.

Política de Gestão de Fornecedores de Serviços e Produtos Tem como objetivo assegurar a qualidade dos produtos e serviços, visando atender com excelência os clientes internos por meio de qualificação de fornecedores, onde esses devem se enquadrar às normas necessárias, qualidade técnica e responsabilidade social; Os profissionais das áreas técnicas têm a responsabilidade de realizar avaliação juntamente com a Central de Compras para qualificação dos fornecedores.

O que é?

É a Política que direciona as ações que a unidade de Compras e Suprimentos é responsável de realizar junto com as demais unidades da Instituição, atuando em parceria com os prestadores e fornecedores, com foco na satisfação e segurança dos clientes, estabelecendo diretrizes para a aquisição de bens e serviços, em que o principal objetivo é garantir transparência e segurança durante as transações.

Diretrizes

Prospecção de Fornecedores: Através da análise de publicações especializadas, realização de visitas técnicas, pesquisas, referências e outras fontes. Os fornecedores são classificados de acordo o tipo de material e serviço em que ele habilite-se a fornecer.

Cadastro de Fornecedores: A avaliação de documentação do fornecedor, atualizada de acordo com a legislação, para fornecimento de insumo e/ou serviços. Enviada pelo fornecedor no formato PDF, para o endereço eletrônico compras@hsasaude.com.br, para análise de autenticidade e validade e, posterior aprovação.

Avaliação do Fornecedor: De acordo com o tipo de serviço/produto que é fornecido para a instituição é realizada pelos responsáveis de cada unidade que são clientes finais, seguindo requisitos mínimos exigidos nesta política, através dos Critérios para Avaliação de Desempenho, presentes no Manual de Gestão de Suprimentos e Fornecedores.

Visita Técnica: As visitas técnicas do hospital ao fornecedor são pré-agendadas, acontecem em formato presencial e virtual, visando conhecer e acompanhar o processo de fornecimento, além de verificar as áreas físicas (aspectos higiênicos e organização), organização, documentação, sistema de entrega e qualidade do transporte, descarte de resíduos, práticas de gestão sustentável e planos de contingência.

Política de Gestão de Pessoas Se destina a todos os colaboradores em todas as áreas da instituição; Conduzir as ações de gestão de pessoas alinhadas ao Planejamento Estratégico Institucional; Implantação de Plano de Treinamento e Desenvolvimento individuais e gerenciais, alinhando à melhoria contínua dos resultados.

Política de Segurança do Paciente Surge como uma ferramenta de consolidação de diversos protocolos que já foram introduzidos; Utilizando as 6 metas internacionais de segurança de paciente, a instituição visa melhoria continua da assistência voltada a seus clientes, fortalecendo em seu corpo assistencial e funcional a gestão de qualidade e segurança do paciente como uma cultura condizente com a sua Missão, Visão e Valores.

Política de Gestão das Informações da Organização Usa os serviços e práticas mais seguras e confiáveis que existem no mercado, tal a importância que é dada ao trato com as informações paciente e informações gerais do HSA; O objetivo da Gestão da Informação é salvaguardar as informações sigilosas e confidenciais do paciente e da instituição; A informação e os dados são o bem mais precioso que nossa empresa tem, assegurar com ferramentas segura é nossa obrigação.

Política de Gestão Ambiental O PGRSS do hospital tem como objetivo minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente; O programa abrange todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS, o hospital conta com empresas devidamente cadastradas nos órgãos públicos para realizarem a coleta e a destinação final dos resíduos.

Política Cuidados Paliativos e Terminalidade Tem por finalidades prevenir e aliviar o sofrimento do paciente e familiares com doença que ameaça a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento.

Política de Atendimento de Pacientes Com Dignidade, Respeitando Suas Crenças, Diferenças, Limitações e Escolhas Busca a garantia de direitos aos pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais na Instituição, constituindo diretrizes de atuação que resultem em maior segurança aos envolvidos como colaboradores, pacientes e público interno em geral.

Diretrizes

1. Atendimento a pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e/ou visual: prioritário, com acompanhamento e transporte interno seguro em todas as etapas, conforme protocolo de segurança do paciente;

2. Os atendimentos realizados de forma humana, respeitosa e sem preconceito (credo, limitação e singularidade) tanto de paciente, quanto de acompanhante;

3. O atendimento e ritual espiritual respeitando a língua de comunicação utilizada pelo cliente, quando não for português, disponibilizado um colaborador da equipe multidisciplinar de referência para interpretação;

4. Pacientes idosos, acima de 60 anos, gestantes, crianças, autistas e portadores de necessidades essenciais: atendimento prioritário assegurado em lei, acompanhamento e transporte interno seguro;

5. Identificação do cliente: dois marcadores - Nome Completo (ou social) e Data de Nascimento, sendo assegurado respeito da equipe multidisciplinar em todas etapas.

Nota: Para mais orientações consultar Manual de Atendimento a pessoas com Deficiência, Idosos, Gestantes e Lgbtqia +.

Comunicando a Política

Disponível para o público interno na pasta “Consulta da Qualidade”, no sistema Tasy. Disseminada aos colaboradores através do Código de Conduta e apresentação durante Integração de Colaboradores.

Para o público externo (clientes, fornecedores, órgãos fiscalizadores, entre outros), divulgação no site do HSA.

Monitoramento

Através de pesquisas de satisfação e registros de Ouvidoria.