Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Centro de Diagnóstico do HSA

Centro de Diagnóstico do HSA

Inaugurado em 06 de abril de 2013, o Centro de Diagnóstico do Hospital Santo Antônio de Tapejara, RS, localiza-se em um espaço amplo e moderno, em anexo ao Hospital. Possui equipamentos de alta tecnologia, onde a população de Tapejara e região tem à disposição os principais serviços de diagnóstico: Laboratório de Análises Clínicas, Densitometria Óssea, (Ecocardiograma), Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva e Colonoscopia, Ultrassonografia, Mamografia, Raios-X e Tomografia Computadorizada.

Para sua comodidade, o CD trabalha com os convênios: TapCard, SUS, IPE, UNIMED, CASSI CABERGS, Prefeitura, Saúde Caixa, Cirenor, Coopusaude.

Com intuito de prestar um atendimento qualificado, seguro e ágil, o Centro de Diagnóstico do Hospital Santo Antônio conta com um novo modelo no fluxo no atendimento aos pacientes.

Em cumprimento à Lei nº 13.709/2018 LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, o CD também inovou a rotina de retirada de exames. Agora, os resultados somente poderão ser retirados por pessoas autorizadas pelo paciente no momento do preenchimento da ficha inicial. Antes de retirar o resultado dos exames, a pessoa autorizada deverá apresentar um documento de identificação para conferência dos dados. Dessa forma, o HSA trabalha pela segurança no que diz respeito ao diagnóstico dos pacientes.

Visando garantir a qualidades nos resultados, sempre que precisar de exame de imagem, traga seus exames anteriores. E preste atenção no preparo exigido! Quando for necessário, o mesmo será indicado pelo médico e orientado pela equipe técnica do CD.

Centro de Diagnóstico do HSA - diagnósticos precisos que garantem inovação e confiança nos resultados!

Para mais informações ligue para o Centro de Diagnóstico do HSA pelo Fone/ WhatsApp: (54) 3344-3711.

specialties

Exames

Análise Clínica

Análise Clínica

O Laboratório de Análises Clínicas do HSA possui equipamentos modernos para diagnosticar uma grande variedade de exames, com o objetivo de verificar o estado de saúde do paciente ou investigar doenças, como os chamados exames de rotina, check-ups, dentre outros.

Densitometria óssea

Densitometria óssea

Utilizado para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia, o exame de Densitometria Óssea auxilia o médico a identificar as doenças ósseas e, a partir daí, tratá-las e possibilitando a prevenção de futuras fraturas.

O exame é um dos mais modernos na área da medicina, sendo realizado por meio de aparelho computadorizado, com baixa dose de radiação. Dessa forma, não apresenta riscos para a saúde do paciente ou do técnico responsável.

Endoscopia

Endoscopia

A endoscopia digestiva é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (endoscópio), o qual possui um chip que captura as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

Esse exame é necessário quando o paciente apresenta sintomas como: dor no estômago, azia, halitose, refluxo, dor abdominal, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda de apetite, entre outras queixas semelhantes.

Mamografia

Mamografia

A mamografia é um exame que tem como intuito auxiliar na identificação de lesões, nódulos, assimetrias e diagnóstico precoce de câncer, por isto é considerada a melhor e mais eficaz forma de detectar qualquer alteração nas mamas, antes mesmo que o paciente ou o médico possam notá-las ou palpá-las. É recomendado para mulheres acima de 50 anos, porém em caso de algum histórico familiar, deve ser realizado a partir dos 40 anos.

Para o exame, não é indicado o uso de cosméticos (desodorantes e cremes, por exemplo) nas mamas e axilas. Recomenda-se realizar o exame entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação. Tem duração média de 15 minutos e é importante que o paciente traga as mamografias anteriores.

Raios X

Raios X

A radiografia, também conhecida como Raio X, é um exame de diagnóstico por imagem, que funciona como uma fotografia dos órgãos e estruturas internas do corpo humano: ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas, através de um feixe de radiação X, por meio de um gerador que incide na região do corpo que se pretende visualizar.

Este é o método mais antigo e mais utilizado, pois pode-se diagnosticar, por exemplo, fraturas nos ossos, identificar tumores, corpos estranhos, pneumonias e até avaliar doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.

Existem dois tipos de radiografia: a convencional e a contrastada, esta com uso de um químico chamado contraste, que é aplicado no paciente antes do exame, ampliando a absorção da radiação ionizante dos tecidos, possibilitando maior nitidez das imagens. Geralmente utilizada em exames da região abdominal, do sistema digestivo, do trato urinário e do sistema reprodutor.

Citamos alguns tipos de raios X por área do corpo: abdome, coluna, crânio, da bacia, face, ossos, renal e tórax.

Tomografia

Tomografia

A tomografia computadorizada é um exame semelhante aos raios X, pois esses mesmos raios são utilizados para obter imagens de partes internas do corpo humano: ossos, órgãos e estruturas internas.

O exame, que tem alta resolução, é muito eficaz no diagnóstico de doenças como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonias, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias, entre outros.

Com relação ao covid-19, algumas alterações são observadas na tomografia computadorizada, como a pneumonia multifocal organizada, distorção arquitetônica em distribuição periférica pulmonar e presença de opacidades em “vidro fosco”.

As tomografias podem ser com ou sem o uso de contraste, sendo que com o uso do químico, as imagens obtidas no exame ficam ainda mais nítidas.

Ultrassonografia

Ultrassonografia

Também chamado de ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, ou seja, um aparelho que, ao encostar na pele do paciente, emite sons e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo.

É utilizado para diagnósticos, podendo complementar informações de outros exames, fornecendo orientações para procedimentos cirúrgicos e acompanhar a recuperação pós-cirúrgica ou o tratamento medicamentoso de muitas doenças, além de identificar alterações no abdômen, visualizando órgãos internos, suspeitas de infecções como apendicite, doenças que afetam a tireoide e os vasos sanguíneos, cálculos na vesícula e nos rins e, analisar lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagem.

Por ser um processo prático, acessível e sem efeitos colaterais, o exame é utilizado principalmente em gestantes para exames pré-natal e em recém-nascidos.

As imagens em 2D e 3D são geradas e interpretadas pelo radiologista. Em tons de cinza podem apresentar massas, lesões ou líquidos e também alterações na estrutura, altura e composição de órgãos e tecidos.