Essa especialidade médica trata doenças benignas e malignas que afetam o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o reto e ânus, através de procedimentos cirúrgicos.
Dentre as possíveis cirurgias realizadas incluem: cirurgia bariátrica, laparoscopia, herniorrafia (hérnia abdominal) e colecistectomia (vesícula biliar).
É a especialidade médica que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do coração e das doenças relacionadas ao sistema circulatório.
O exame clínico é aliado ao eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, Holter de 24 horas, entre outros. A avaliação cardiológica é solicitada a pacientes pré-cirúrgicos e pessoas que pretendem iniciar atividades físicas e prática esportiva.
A área de atuação da especialidade tem base nos estudos dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de doenças passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos, compreendendo cirurgia abdominal, videolaparoscopia e cirurgia do trauma (situações de urgência e emergência).
A oncologia é focada no diagnóstico, tratamento e cuidado de pacientes com câncer. Os oncologistas são especialistas treinados para identificar diferentes tipos de câncer, determinar o estágio da doença e desenvolver planos de tratamento personalizados. O cirurgião oncológico não apenas visa tratar o câncer, mas também melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Testes da orelhinha e da linguinha quando solicitados, além de avaliações fonoaudiológicas. O fonoaudiologista é um profissional da área da saúde que atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à comunicação humana, incluindo fala, linguagem, voz, audição e funções orofaciais.
A obstetrícia é a especialidade médica que acompanha a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.
O Médico Ginecologista é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças das mulheres, abrangendo todos os aspectos da saúde feminina.
A nefrologia é a especialidade que estuda os rins e vias urinárias, buscando o diagnóstico e tratamento precoce das doenças, evitando assim a evolução para cronicidade e falência renal. A prevenção e acompanhamento nefrológico é o melhor tratamento para uma boa saúde renal.
Neurologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o sistema nervoso periférico (nervos e músculos) e o sistema nervoso autônomo (responsável pelo controle de funções automáticas do corpo, como respiração e digestão).
A Ortopedia é a especialidade que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de disfunções e lesões ligadas aos ossos, músculos, articulações, ligamentos e outros componentes do sistema locomotor do organismo.
Por ser uma especialização ampla, é composta por um grupo de subespecialidades: mão, pé, coluna, ombro, joelho e quadril.
A Urologia é a especialidade médica que trata as doenças do trato urinário dos homens e das mulheres, bem como do sistema reprodutor do sexo masculino.
É uma especialidade que engloba desde tratamento clínico, com o uso de medicamentos via oral ou injetáveis, por exemplo, até procedimentos cirúrgicos, quando assim indicado.