O que é o Protocolo de Atendimento de Urgência e Emergência?
Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde, classificando os pacientes pelo risco clínico, identificado por cores, após uma triagem baseada em sintomas, representando a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada um.
Como funciona a triagem?
Ao chegar no HSA, o paciente é avaliado por um enfermeiro, com treinamento e conhecimento clínico adequados. A classificação é baseada nos sintomas apresentados pelo paciente, como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, entre outros. Após avaliação inicial, o paciente recebe uma identificação com a cor correspondente ao seu quadro, seguindo para o atendimento ou aguardando o momento a ser atendido, conforme os critérios do Protocolo.
Por que uso do Protocolo no HSA?
Nos últimos anos, temos presenciado uma expansão significativa dos serviços médico-hospitalares, principalmente no pronto-socorro 24h. Visando atender a grande demanda da população que busca esses serviços e cumprindo a norma do Ministério da Saúde, o HSA adotou o Protocolo, com intuito de organizar o atendimento no pronto-socorro e priorizar o cuidado com pacientes que realmente apresentam um quadro emergencial, sanando os problemas decorrentes do aumento dessa demanda, geralmente ligados à quantidade de pessoas aguardando atendimento na Urgência e Emergência do hospital.
A implantação do Protocolo no HSA permite maior eficiência nos atendimentos, pois, em se tratando de saúde, o tempo pode representar a diferença entre salvar uma vida e perder um paciente. Somado a isso, o sistema prevê uma organização adequada das prioridades e a diminuição do risco clínico, evitando-se o uso de recursos de urgência em caso da não observação das condições do paciente, antes do agravamento do quadro.
Dessa forma, os pacientes também são beneficiados, pois sendo submetidos a esta metodologia de classificação, estão assegurados que não correrão risco de morte, e, ainda, terão uma previsão média do tempo que levará para obter atendimento, diminuindo a expectativa. O uso do Protocolo garante um serviço homogêneo, pois independentemente do horário, do dia da semana ou do profissional que estará de plantão, o HSA possuirá uma padronização no atendimento.
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