NOTÍCIAS
13/02/2015
HSA irá implantar novo protocolo de atendimento de urgência e emergência para triagem de pacientes no pronto-socorro

O que é o Protocolo de  Atendimento de Urgência e Emergência?

Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde, classificando os pacientes pelo risco clínico, identificado por cores, após uma triagem baseada em sintomas, representando a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada um.

Como funciona a triagem?

Ao chegar no HSA, o paciente é avaliado por um enfermeiro, com treinamento e conhecimento clínico adequados. A classificação é baseada nos sintomas apresentados pelo paciente, como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, entre outros. Após avaliação inicial, o paciente recebe uma identificação com a cor correspondente ao seu quadro, seguindo para o atendimento ou aguardando o momento a ser atendido, conforme os critérios do Protocolo.

Por que uso do Protocolo no HSA?

Nos últimos anos, temos presenciado uma expansão significativa dos serviços médico-hospitalares, principalmente no pronto-socorro 24h. Visando atender a grande demanda da população que busca esses serviços e cumprindo a norma do Ministério da Saúde, o HSA adotou o Protocolo, com intuito de organizar o atendimento no pronto-socorro e priorizar o cuidado com pacientes que realmente apresentam um quadro emergencial, sanando os problemas decorrentes do aumento dessa demanda, geralmente ligados à quantidade de pessoas aguardando atendimento na Urgência e Emergência do hospital.

A implantação do Protocolo no HSA permite maior eficiência nos atendimentos, pois, em se tratando de saúde, o tempo pode representar a diferença entre salvar uma vida e perder um paciente. Somado a isso, o sistema prevê uma organização adequada das prioridades e a diminuição do risco clínico, evitando-se o uso de recursos de urgência em caso da não observação das condições do paciente, antes do agravamento do quadro.

Dessa forma, os pacientes também são beneficiados, pois sendo submetidos a esta metodologia de classificação, estão assegurados que não correrão risco de morte, e,  ainda, terão uma previsão média do tempo que levará para obter atendimento, diminuindo a expectativa. O uso do Protocolo garante um serviço homogêneo, pois independentemente do horário, do dia da semana ou do profissional que estará de plantão, o HSA possuirá uma padronização no atendimento.

OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: