• Centro de Diagnósticos
    Centro de
    Diagnóstico
    (54)3344.3711
  • Centro de Especialidades
    Centro de
    Especialidades
    (54)3344.3725
  • TapCard
    TapCard
    (54)3344.3705
  • Telefone do Hospital
    Hospital
    (54)3344.3700
Centro de Diagnóstico do HSA

Centro de Diagnóstico do HSA

Inaugurado em 06 de abril de 2013, o Centro de Diagnóstico do Hospital Santo Antônio de Tapejara, RS, localiza-se em um espaço amplo e moderno, em anexo ao hospital. Possui equipamentos de alta tecnologia, onde a população de Tapejara e região tem à disposição os principais serviços de diagnóstico: Laboratório de Análises Clínicas, Densitometria Óssea, (Ecocardiograma), Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva e Colonoscopia, Ultrassonografia, Mamografia, Raios-X e Tomografia Computadorizada.

Para sua comodidade, o CD trabalha com os convênios: TapCard, SUS, IPE, UNIMED, CASSI CABERGS, Prefeitura, Saúde Caixa, Cirenor, Coopusaude.

Com intuito de prestar um atendimento qualificado, seguro e ágil, o Centro de Diagnóstico do Hospital Santo Antônio conta com um novo modelo no fluxo no atendimento aos pacientes.

Iniciado em 03/02/2020, o novo sistema de atendimento disponibiliza a utilização das senhas diferenciadas para: agenda e retirada de exames, atendimento de convênios e particulares, SUS, prefeituras e TapCard, além do atendimento prioritário, otimizando a prestação de serviços do setor.

Em cumprimento à Lei nº 13.709/2018 LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, o CD também inovou a rotina de retirada de exames. Agora, os resultados somente poderão ser retirados por pessoas autorizadas pelo paciente no momento do preenchimento da ficha inicial. Antes de retirar o resultado dos exames, a pessoa autorizada deverá apresentar um documento de identificação para conferência dos dados. Dessa forma, o HSA trabalha pela segurança no que diz respeito ao diagnóstico dos pacientes.

Visando garantir a qualidades nos resultados, sempre que precisar de exame de imagem, traga seus exames anteriores. E preste atenção no preparo exigido! Quando for necessário, o mesmo será indicado pelo médico e orientado pela equipe técnica do CD.

Centro de Diagnóstico do HSA - diagnósticos precisos que garantem inovação e confiança nos resultados!

Para mais informações ligue para o Centro de Diagnóstico do HSA no fone 54 3344-3711.

specialties

Exames

Análise Clínica

Análise Clínica

O Laboratório de Análises Clínicas do HSA possui equipamentos modernos para diagnosticar uma grande variedade de exames, com o objetivo de verificar o estado de saúde do paciente ou investigar doenças, como os chamados exames de rotina, check-ups, dentre outros.

Densitometria óssea

Densitometria óssea

Utilizado para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia, o exame de Densitometria Óssea auxilia o médico a identificar as doenças ósseas e, a partir daí, tratá-las e possibilitando a prevenção de futuras fraturas.

O exame é um dos mais modernos na área da medicina, sendo realizado por meio de aparelho computadorizado, com baixa dose de radiação. Dessa forma, não apresenta riscos para a saúde do paciente ou do técnico responsável.

Endoscopia

Endoscopia

A endoscopia digestiva é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (endoscópio), o qual possui um chip que captura as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

Esse exame é necessário quando o paciente apresenta sintomas como: dor no estômago, azia, halitose, refluxo, dor abdominal, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda de apetite, entre outras queixas semelhantes.

Mamografia

Mamografia

A mamografia é um exame que tem como intuito auxiliar na identificação de lesões, nódulos, assimetrias e diagnóstico precoce de câncer, por isto é considerada a melhor e mais eficaz forma de detectar qualquer alteração nas mamas, antes mesmo que o paciente ou o médico possam notá-las ou palpá-las. É recomendado para mulheres acima de 50 anos, porém em caso de algum histórico familiar, deve ser realizado a partir dos 40 anos.

Para o exame, não é indicado o uso de cosméticos (desodorantes e cremes, por exemplo) nas mamas e axilas. Recomenda-se realizar o exame entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação. Tem duração média de 15 minutos e é importante que o paciente traga as mamografias anteriores.

Raios X

Raios X

A radiografia, também conhecida como Raio X, é um exame de diagnóstico por imagem, que funciona como uma fotografia dos órgãos e estruturas internas do corpo humano: ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas, através de um feixe de radiação X, por meio de um gerador que incide na região do corpo que se pretende visualizar.

Este é o método mais antigo e mais utilizado, pois pode-se diagnosticar, por exemplo, fraturas nos ossos, identificar tumores, corpos estranhos, pneumonias e até avaliar doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.

Existem dois tipos de radiografia: a convencional e a contrastada, esta com uso de um químico chamado contraste, que é aplicado no paciente antes do exame, ampliando a absorção da radiação ionizante dos tecidos, possibilitando maior nitidez das imagens. Geralmente utilizada em exames da região abdominal, do sistema digestivo, do trato urinário e do sistema reprodutor.

Citamos alguns tipos de raios X por área do corpo: abdome, coluna, crânio, da bacia, face, ossos, renal e tórax.

Tomografia

Tomografia

A tomografia computadorizada é um exame semelhante aos raios X, pois esses mesmos raios são utilizados para obter imagens de partes internas do corpo humano: ossos, órgãos e estruturas internas.

O exame, que tem alta resolução, é muito eficaz no diagnóstico de doenças como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonias, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias, entre outros.

Com relação ao covid-19, algumas alterações são observadas na tomografia computadorizada, como a pneumonia multifocal organizada, distorção arquitetônica em distribuição periférica pulmonar e presença de opacidades em “vidro fosco”.

As tomografias podem ser com ou sem o uso de contraste, sendo que com o uso do químico, as imagens obtidas no exame ficam ainda mais nítidas.

Ultrassonografia

Ultrassonografia

Também chamado de ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, ou seja, um aparelho que, ao encostar na pele do paciente, emite sons e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo.

É utilizado para diagnósticos, podendo complementar informações de outros exames, fornecendo orientações para procedimentos cirúrgicos e acompanhar a recuperação pós-cirúrgica ou o tratamento medicamentoso de muitas doenças, além de identificar alterações no abdômen, visualizando órgãos internos, suspeitas de infecções como apendicite, doenças que afetam a tireoide e os vasos sanguíneos, cálculos na vesícula e nos rins e, analisar lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagem.

Por ser um processo prático, acessível e sem efeitos colaterais, o exame é utilizado principalmente em gestantes para exames pré-natal e em recém-nascidos.

As imagens em 2D e 3D são geradas e interpretadas pelo radiologista. Em tons de cinza podem apresentar massas, lesões ou líquidos e também alterações na estrutura, altura e composição de órgãos e tecidos.