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Políticas Institucionais

Políticas Institucionais

São diretrizes gerais que expressam os parâmetros dentro dos quais as ações da Instituição e de seus integrantes devem se desenvolver, no cumprimento da missão para o alcance da visão. Devem ser coerentes com a ética e valores do HSA.

O HSA conta com 10 Políticas, que são Comunicação, Custos, Cuidados Paliativos, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e de Risco, Gestão de Fornecedores de Serviços e Produtos, Gestão de Pessoas, Gestão das Informações e Organização, Segurança do Paciente, Gestão e Casos Especiais Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os colaboradores da Instituição possuem acesso às Políticas por meio do sistema eletrônico de documentos compartilhados.

Política da Comunicação Visa estabelecer padrões de comunicação tanto com o público externo e interno; Destacar a importância da comunicação como um processo estratégico que permeia todas as ações de uma organização; Levantar e sistematizar todas as ações, implementados em uma organização, tendo em vista incrementar e qualificar interação com os seus públicos estratégicos; Padronizar diretrizes, posturas, valores e princípios de modo a garantir coerência e eficácia ao processo de relacionamento com os públicos e seus colaboradores.

Política de Consentimento Livre e Informado O termo de Consentimento Informado, atendendo a princípios éticos, deve ser aplicado e utilizado sempre que o procedimento ou exame possa expressar algum risco para o paciente; O termo de Consentimento informado permite que o cliente/paciente possa tomar decisões sobre os tratamentos e procedimento propostos a ele, é o processo pelo qual uma pessoa dá permissão ou recusa submeter-se a um procedimento médico sendo um direito assegurado por lei que protege a integridade física e moral do indivíduo.

Política da Qualidade e Gestão de Risco Tem por objetivo aumentar a probabilidade de melhores resultados assistenciais por meio da definição de políticas e diretrizes, padrão de documentos, protocolos clínicos e programas de melhoria contínua; A qualidade emprega os conceitos da melhoria continua dos processos, tendo como foco principal a segurança e satisfação do paciente.

Política de Custos A gestão estratégico de custo assume uma posição voltada para o planejamento, gestão e redução de custos e define com o objetivo mensurar o custo dos recursos consumidos pelas atividades importantes do HSA; Política interna programa a gestão econômica financeira promovendo, articulando recursos a integração entre as áreas, melhora o processo para redução de custos, atua sob a perspectiva de que um hospital seja um sistema aberto em permanente interação sempre buscando os meios gerenciais necessários para otimização do resultado da organização.

Política de Gestão de Pessoas Se destina a todos os colaboradores em todas as áreas da instituição; Conduzir as ações de gestão de pessoas alinhadas ao Planejamento Estratégico Institucional; Implantação de Plano de Treinamento e Desenvolvimento individuais e gerenciais, alinhando à melhoria contínua dos resultados.

Política de Gestão de Fornecedores de Serviços e Produtos Tem como objetivo assegurar a qualidade dos produtos e serviços, visando atender com excelência os clientes internos por meio de qualificação de fornecedores, onde esses devem se enquadrar às normas necessárias, qualidade técnica e responsabilidade social; Os profissionais das áreas técnicas têm a responsabilidade de realizar avaliação juntamente com a Central de Compras para qualificação dos fornecedores.

Política de Segurança do Paciente Surge como uma ferramenta de consolidação de diversos protocolos que já foram introduzidos; Utilizando as 6 metas internacionais de segurança de paciente, a instituição visa melhoria continua da assistência voltada a seus clientes, fortalecendo em seu corpo assistencial e funcional a gestão de qualidade e segurança do paciente como uma cultura condizente com a sua Missão, Visão, Valores e Negócio.

Política de Gestão das Informações da Organização Usa os serviços e práticas mais seguras e confiáveis que existem no mercado, tal a importância que é dada ao trato com as informações paciente e informações gerais do HSA; O objetivo da Gestão da Informação é salvaguardar as informações sigilosas e confidenciais do paciente e da instituição; A informação e os dados são o bem mais precioso que nossa empresa tem, assegurar com ferramentas segura é nossa obrigação.

Política de Gestão Ambiental O PGRSS do hospital tem como objetivo minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente; O programa abrange todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS, o hospital conta com empresas devidamente cadastradas nos órgãos públicos para realizarem a coleta e a destinação final dos resíduos.

Política de Casos Especiais Estabelece diretrizes para direcionamento quanto a atuação da equipe assistencial em casos de: Violência/maus tratos a idosos, Violência/maus tratos a crianças e adolescente, Risco de suicídio, Evasão, Invasão e Porte de arma. Política cuidados paliativos: tem por finalidades prevenir e aliviar o sofrimento do paciente e familiares com doença que ameaça a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento.

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