Implantado em 2021 no Hospital Santo Antônio o Programa de Assistência à Saúde Indígena, tem o propósito de garantir atendimento de forma integral e humanizado, com foco nas necessidades da população adscrita em nossa região, fazendo com que os indígenas se sintam acolhidos na instituição.
Na semana que foi comemorado o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) foi estruturada a Cartilha de Atenção à Saúde Indígena e, posteriormente, entregue em todos os setores da instituição para a leitura e conhecimento dos colaboradores, além cópias dispostas na Biblioteca do HSA, a qual recebeu o nome “Kanhró”, do kaingang “Sabedoria”, como homenagem ao povo indígena da nossa região. O espaço é visitado por pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital.
Outra ação do Programa foi adesivar as paredes do quarto 71, destinado à internação de pacientes oriundos desses povos, com imagem do Cacique Pedro Salvador, um dos primeiros indígenas vacinados contra o Covid 19, em 21 de Janeiro de 2021, na Aldeia Kaingang Gyrô, Colônia Maciel, Pelotas/RS. A imagem foi captura pelo fotógrafo Michel Corvello e autorizada para uso no HSA. No mesmo quarto também consta a imagem criada pelo setor de Comunicacação e Marketing para o Programa de Atenção à Saúde Indígena.
Na entrada da Maternidade está adesivada a fotografia da belíssima Larissa Borari, uma mãe indígena, que está amamentando a filha Jawara Borari, à Beira do Rio Tapajós, em Alter do Chão, Santarém/PA. Larissa também autorizou o uso da imagem, juntamente com os profissionais Nahun John dos Santos e Bárbara Pereira Vale, da Lumion Fotografia.
Larissa foi muito gentil em atender à solicitação de uso de imagem, o que criou um vínculo de amizade e respeito pelas nossas raízes. Dessa forma, a Unidade de Atenção à Saúde Indígena do HSA, com apoio do setor de Comunicação e Marketing, coletaram um importante depoimento sobre o momento do seu parto, a realidade das casas de saúde de sua região e a atuação na luta pela humanização no atendimento obstétrico em hospitais de todo o Brasil, contra a violência e pela valorização da mulher e da cultura indígena. Confira o relato:
“Sou Larissa Borari, da etnia Borari de Alter do Chão, Pará. Tenho 33 anos, sou fisioterapeuta. Mãe da Jawara Borari, 3 anos. Tive a alegria de parir em casa, foi um parto domiciliar planejado, humanizado. Jawara veio na hora dela, após 40 horas de trabalho de parto. Foi uma decisão que tomei durante o pré-natal, após conhecer o sistema cruel, cheio de falhas, desrespeitoso, triste e desumano que as mulheres passam ao parir nos hospitais. Nós mulheres merecemos respeito e precisamos de autonomia para que sejamos protagonistas do momento tão especial e único que é parir. Precisamos urgentemente da humanização do parto no Brasil. Sem intervenções desnecessárias. E sem nenhum tipo de violência obstétrica.
Faço parte da Associação de mulheres indígenas Suraras do Tapajós, temos como missão combater a violência contra a mulher indígena e o racismo, promovendo o acolhimento e fortalecimento da autoestima, contribuindo para o empoderamento econômico e político, defesa de seus territórios. Nós, Suraras do Tapajós atuamos na região promovendo rodas de conversa entre as sócias e novas participantes, onde são tratados vários temas voltados ao acolhimento e fortalecimento dos laços entre as mulheres, promovemos oficinas de saberes tradicionais, desenvolvemos programas de capacitação para as mulheres, incentivamos o protagonismo de cada mulher e apoiamos as organizações indígenas nas lutas pelos direitos e resistência dos povos tradicionais”.
Também foi adesivado na parede da Biblioteca a imagem de grafismo indígena, permitindo difundir a cultura aos visitantes. Todas essas ações foram pensadas com muito carinho para que a população indígena se sinta cada vez mais acolhida em nossa instituição.
Para encerrar o mês de outubro, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, realizamos uma roda de...
No dia de hoje, 30 de outubro, recebemos em nosso Hospital a juíza Amanda Rodrigues da Gama para uma conversa e visita...
No dia 23 de outubro, quinta-feira, recebemos em nossa instituição a visita do Rotary Club.
Estiveram presentes o...
No dia 21 de outubro, o vice-presidente do Hospital Altemir Abido esteve em Brasília acompanhado do prefeito Evanir...
O Hospital Santo Antônio expressa seu sincero agradecimento à Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Sul, e à...
No dia 8 de outubro, o Hospital Santo Antônio recebeu a visita do deputado federal Dionilso Marcon (PT), que...
No dia 6 de outubro, recebemos a visita de membros do Lions Clube Tapejara, que realizaram a doação de kits de...
rNo dia 02 de outubro de 2025, o Hospital Santo Antônio (HSA) recebeu a visita do assessor parlamentar do Deputado...