• Centro de Diagnósticos
    Centro de
    Diagnóstico
    (54)3344.3711
  • Centro de Especialidades
    Centro de
    Especialidades
    (54)3344.3725
  • TapCard
    TapCard
    (54)3344.3705
  • Telefone do Hospital
    Hospital
    (54)3344.3700
Notícia

HSA apresenta ações desenvolvidas em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas

20 maio 2022 - 11h08

Implantado em 2021 no Hospital Santo Antônio o Programa de Assistência à Saúde Indígena, tem o propósito de garantir atendimento de forma integral e humanizado, com foco nas necessidades da população adscrita em nossa região, fazendo com que os indígenas se sintam acolhidos na instituição.

Na semana que foi comemorado o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) foi estruturada a Cartilha de Atenção à Saúde Indígena e, posteriormente, entregue em todos os setores da instituição para a leitura e conhecimento dos colaboradores, além cópias dispostas na Biblioteca do HSA, a qual recebeu o nome “Kanhró”, do kaingang “Sabedoria”, como homenagem ao povo indígena da nossa região. O espaço é visitado por pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital.

Outra ação do Programa foi adesivar as paredes do quarto 71, destinado à internação de pacientes oriundos desses povos, com imagem do Cacique Pedro Salvador, um dos primeiros indígenas vacinados contra o Covid 19, em 21 de Janeiro de 2021, na Aldeia Kaingang Gyrô, Colônia Maciel, Pelotas/RS. A imagem foi captura pelo fotógrafo Michel Corvello e autorizada para uso no HSA. No mesmo quarto também consta a imagem criada pelo setor de Comunicacação e Marketing para o Programa de Atenção à Saúde Indígena.

Na entrada da Maternidade está adesivada a fotografia da belíssima Larissa Borari, uma mãe indígena, que está amamentando a filha Jawara Borari, à Beira do Rio Tapajós, em Alter do Chão, Santarém/PA. Larissa também autorizou o uso da imagem, juntamente com os profissionais Nahun John dos Santos e Bárbara Pereira Vale, da Lumion Fotografia.

Larissa foi muito gentil em atender à solicitação de uso de imagem, o que criou um vínculo de amizade e respeito pelas nossas raízes. Dessa forma, a Unidade de Atenção à Saúde Indígena do HSA, com apoio do setor de Comunicação e Marketing, coletaram um importante depoimento sobre o momento do seu parto, a realidade das casas de saúde de sua região e a atuação na luta pela humanização no atendimento obstétrico em hospitais de todo o Brasil, contra a violência e pela valorização da mulher e da cultura indígena. Confira o relato:

“Sou Larissa Borari, da etnia Borari de Alter do Chão, Pará. Tenho 33 anos, sou fisioterapeuta. Mãe da Jawara Borari, 3 anos. Tive a alegria de parir em casa, foi um parto domiciliar planejado, humanizado. Jawara veio na hora dela, após 40 horas de trabalho de parto. Foi uma decisão que tomei durante o pré-natal, após conhecer o sistema cruel, cheio de falhas, desrespeitoso, triste e desumano que as mulheres passam ao parir nos hospitais. Nós mulheres merecemos respeito e precisamos de autonomia para que sejamos protagonistas do momento tão especial e único que é parir. Precisamos urgentemente da humanização do parto no Brasil. Sem intervenções desnecessárias. E sem nenhum tipo de violência obstétrica.

Faço parte da Associação de mulheres indígenas Suraras do Tapajós, temos como missão combater a violência contra a mulher indígena e o racismo, promovendo o acolhimento e fortalecimento da autoestima, contribuindo para o empoderamento econômico e político, defesa de seus territórios. Nós, Suraras do Tapajós atuamos na região promovendo rodas de conversa entre as sócias e novas participantes, onde são tratados vários temas voltados ao acolhimento e fortalecimento dos laços entre as mulheres, promovemos oficinas de saberes tradicionais, desenvolvemos programas de capacitação para as mulheres, incentivamos o protagonismo de cada mulher e apoiamos as organizações indígenas nas lutas pelos direitos e resistência dos povos tradicionais”.

Também foi adesivado na parede da Biblioteca a imagem de grafismo indígena, permitindo difundir a cultura aos visitantes. Todas essas ações foram pensadas com muito carinho para que a população indígena se sinta cada vez mais acolhida em nossa instituição.

Mais Notícias

Trabalhe no HSA!

Vaga para Auxiliar de Farmácia

Requisitos:
Ensino médio completo;
Experiência em pacote Office;
Ser...

Trabalhe conosco

Vaga para Assistente Financeiro

Requisitos:
Ensino Superior Completo ou em andamento nos cursos de Administração...

Agenda do CEM do HSA de 27 de junho a 01 de julho de 2022

Confira a Agenda do Centro de Especialidades Médicas do Hospital Santo Antônio para a semana.

Todas as medidas de...

Equipe Multidisciplinar do HSA visitou HC de Passo Fundo

A constante busca pelo conhecimento que proporciona um atendimento humanizado aos pacientes do HSA, mobilizou a diretora...

Agenda do CEM do HSA de 20 a 24 de junho de 2022

Confira a Agenda do Centro de Especialidades Médicas do Hospital Santo Antônio para a semana.

Todas as medidas de...

Gestantes Indígenas conheceram a Maternidade do HSA

Na tarde de ontem (13), a Maternidade do HSA recebeu a visita das gestantes da Área Indígena Carreteiro de Água...

Agenda do CEM do HSA de 13 a 17 de junho de 2022

Confira a Agenda do Centro de Especialidades Médicas do Hospital Santo Antônio para a semana.

Todas as medidas de...

Enfermeira do Programa de Saúde Indígena do HSA visita...

A constante busca pelo atendimento humanizado aos povos indígenas foi o que mobilizou a enfermeira do Programa de...