Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

HSA apresenta ações desenvolvidas em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas

20 maio 2022 - 11h08

Implantado em 2021 no Hospital Santo Antônio o Programa de Assistência à Saúde Indígena, tem o propósito de garantir atendimento de forma integral e humanizado, com foco nas necessidades da população adscrita em nossa região, fazendo com que os indígenas se sintam acolhidos na instituição.

Na semana que foi comemorado o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) foi estruturada a Cartilha de Atenção à Saúde Indígena e, posteriormente, entregue em todos os setores da instituição para a leitura e conhecimento dos colaboradores, além cópias dispostas na Biblioteca do HSA, a qual recebeu o nome “Kanhró”, do kaingang “Sabedoria”, como homenagem ao povo indígena da nossa região. O espaço é visitado por pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital.

Outra ação do Programa foi adesivar as paredes do quarto 71, destinado à internação de pacientes oriundos desses povos, com imagem do Cacique Pedro Salvador, um dos primeiros indígenas vacinados contra o Covid 19, em 21 de Janeiro de 2021, na Aldeia Kaingang Gyrô, Colônia Maciel, Pelotas/RS. A imagem foi captura pelo fotógrafo Michel Corvello e autorizada para uso no HSA. No mesmo quarto também consta a imagem criada pelo setor de Comunicacação e Marketing para o Programa de Atenção à Saúde Indígena.

Na entrada da Maternidade está adesivada a fotografia da belíssima Larissa Borari, uma mãe indígena, que está amamentando a filha Jawara Borari, à Beira do Rio Tapajós, em Alter do Chão, Santarém/PA. Larissa também autorizou o uso da imagem, juntamente com os profissionais Nahun John dos Santos e Bárbara Pereira Vale, da Lumion Fotografia.

Larissa foi muito gentil em atender à solicitação de uso de imagem, o que criou um vínculo de amizade e respeito pelas nossas raízes. Dessa forma, a Unidade de Atenção à Saúde Indígena do HSA, com apoio do setor de Comunicação e Marketing, coletaram um importante depoimento sobre o momento do seu parto, a realidade das casas de saúde de sua região e a atuação na luta pela humanização no atendimento obstétrico em hospitais de todo o Brasil, contra a violência e pela valorização da mulher e da cultura indígena. Confira o relato:

“Sou Larissa Borari, da etnia Borari de Alter do Chão, Pará. Tenho 33 anos, sou fisioterapeuta. Mãe da Jawara Borari, 3 anos. Tive a alegria de parir em casa, foi um parto domiciliar planejado, humanizado. Jawara veio na hora dela, após 40 horas de trabalho de parto. Foi uma decisão que tomei durante o pré-natal, após conhecer o sistema cruel, cheio de falhas, desrespeitoso, triste e desumano que as mulheres passam ao parir nos hospitais. Nós mulheres merecemos respeito e precisamos de autonomia para que sejamos protagonistas do momento tão especial e único que é parir. Precisamos urgentemente da humanização do parto no Brasil. Sem intervenções desnecessárias. E sem nenhum tipo de violência obstétrica.

Faço parte da Associação de mulheres indígenas Suraras do Tapajós, temos como missão combater a violência contra a mulher indígena e o racismo, promovendo o acolhimento e fortalecimento da autoestima, contribuindo para o empoderamento econômico e político, defesa de seus territórios. Nós, Suraras do Tapajós atuamos na região promovendo rodas de conversa entre as sócias e novas participantes, onde são tratados vários temas voltados ao acolhimento e fortalecimento dos laços entre as mulheres, promovemos oficinas de saberes tradicionais, desenvolvemos programas de capacitação para as mulheres, incentivamos o protagonismo de cada mulher e apoiamos as organizações indígenas nas lutas pelos direitos e resistência dos povos tradicionais”.

Também foi adesivado na parede da Biblioteca a imagem de grafismo indígena, permitindo difundir a cultura aos visitantes. Todas essas ações foram pensadas com muito carinho para que a população indígena se sinta cada vez mais acolhida em nossa instituição.

Mais Notícias

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...