03/01/2019
Núcleo de Segurança do Paciente divulga o primeiro Protocolo “Identificação do Paciente”
Como divulgamos, o Núcleo de Segurança do Paciente possui seis protocolos de ação, os quais serão expostos de maneira individual, para o conhecimento aprofundado de cada um.
O primeiro deles é o Protocolo de Identificação do Paciente, cuja finalidade é garantir a correta identificação do paciente, reduzindo a ocorrência de incidentes e assegurando que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que, por ventura, possam lesar o paciente em questão.
O protocolo é aplicado em todos os ambientes de prestação do cuidado de saúde (unidade de internação e centro cirúrgico) em que sejam realizados procedimentos terapêuticos ou de diagnóstico.
No momento da internação, o paciente receberá uma pulseira padronizada, para que os dados sejam conferidos antes do cuidado. Além da pulseira, existe uma Placa Beira Leito, onde constam: nome, data de nascimento, nº de atendimento, médico assistente, data de internação, além de possíveis riscos que o mesmo possa ter, como: queda, risco de lesão por pressão, risco de TEV (tromboembolismo venoso), alergias, risco de aspiração, além do nome do enfermeiro e do auxiliar responsáveis pelo paciente.
A confirmação da identificação do paciente será realizada antes do cuidado, que inclui a orientação da administração de medicamentos, do sangue e de hemoderivados, da coleta de material para exame, da entrega da dieta e da realização de procedimentos invasivos. Todos esses, fundamentais para sua segurança.
Lembre-se sempre:
Sua saúde depende de sua segurança e você também é responsável por ela!
Colabore com as normas de Segurança do paciente, afinal todos temos o compromisso com a vida!
Confira amanhã o próximo Protocolo “Lavagem das Mãos”.
Colaboração: Fernando Copatti, Analista de Desenvolvimento de Sistemas do HSA, integrante do NSP
Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA