25/11/2020
25 de Novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue
O Dia Nacional do Doador de Sangue comemorado hoje (25), marca uma data criada para agradecer aos doadores de sangue e sensibilizar a população sobre a importância da doação.
Um dos desafios apontados pelos hemocentros do Brasil é a diminuição do número de doadores durante a pandemia de covid-19, cenário também enfrentado pelo Hemopasso de Passo Fundo, RS, que é referência para o HSA em repasse de hemocomponentes.
A enfermeira Elizabete Hansen reforça que “o ato de doar sangue não implica no aumento do risco de contaminação pelo coronavírus, pois os hemocentros possuem rotinas que garantem a segurança dos doadores e dos funcionários, sendo que as doações são feitas com agendamento prévio, para organizar o fluxo de atendimento e oferecer conforto aos doadores.”
Elizabete explica que “a doação de sangue não compromete a imunidade do doador e os que positivaram para covid-19 devem aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para efetuarem a doação. Aqueles que tiveram contato com pessoas positivadas ou suspeitas devem aguardar por 14 dias para doar. É importante destacar que há muitas doenças e procedimentos que necessitam de reposição de sangue, como transplantes, cirurgias de grande porte, traumas, entre outros, que não podem esperar a pandemia passar, por isso é imprescindível que se mantenha o fluxo de doações”, completou.
Os hemocentros reforçam que o exame para detecção da covid-19 não é realizado no ato da doação de sangue, como acontece com outras doenças como o HIV, a hepatite e a sífilis.
O Comitê Transfusional do HSA homenageia todos os doadores voluntários, por vezes anônimos, que fazem a diferença na vida de quem precisa.
Doar sangue é um ato de amor!
Comunicação e Marketing do HSA