Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Faculdade IMED Passo Fundo inaugura Internato Médico do Curso de Medicina no HSA

19 maro 2019 - 20h06

A noite de 19 de março foi especial para a Família HSA, pois aconteceu oficialmente a Inauguração do Internato Médico do curso de Medicina da IMED de Passo Fundo no Hospital Santo Antônio de Tapejara, RS.

O evento que contou com a participação de autoridades locais e regionais, representantes da IMED e do curso de Medicina da instituição, além de membros da direção, corpo clínico, colaboradores do HSA e comunidade em geral, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O Internato Médico um período especial e obrigatório para aprendizagem, assegurado pelo Conselho Federal de Medicina (CFE) e Ministério da Educação e Cultura (MEC), onde alunos dos dois últimos anos da graduação de medicina participarão de equipes multiprofissionais da área da saúde, adquirindo experiência essencial para a carreira profissional. Nessa etapa, o aluno não pode tomar decisões com relação aos casos avaliados, sendo estes, aprovados ou rejeitados pelo médico receptor, responsável pelo aluno dentro da instituição.

De acordo com o Coordenador do Curso de Medicina, Professor Luiz Arthur Rosa Filho “o internato trará benefícios para ambas as partes, criando uma sinergia entre a universidade e hospitais da região. A IMED dará o suporte necessário para viabilizar o estágio curricular dos graduandos, assim como, outros projetos futuros, cujos resultados serão ainda mais satisfatórios, tanto para os hospitais parceiros, quanto para os alunos e a própria universidade”, afirmou o coordenador.

Para o presidente do HSA, Sr. Valdir Pietrobon, “o objetivo da parceria com a universidade, que já vem desde 2013, com estágios em várias áreas da saúde, é atrair mais médicos para Tapejara, nas diversas especialidades. Hoje investimos em reformas na estrutura física e na compra de equipamentos, nos próximos anos, investiremos em material humano. Nossa população merece uma estrutura que traz conforto e profissionais muito bem preparados e os alunos virão para somar”, concluiu Valdir.

Segundo as acadêmicas do 5º ano da Escola de Medicina da IMED, Dalcinéia G. Scalcon e Francieli Parizotto, “iniciar o Internato Médico representa um crescimento exponencial no aprendizado do estudante. Nesta etapa, é possível vivenciar o cotidiano da futura profissão, refletir sobre condutas e colocar em prática tudo que fora estudado ao longo da graduação, tendo sempre o auxílio e a supervisão direta do médico preceptor”. As alunas salientaram a importância da integração com as equipes multiprofissionais, fato fundamental para se concretizar o método clínico centrado na pessoa e agradeceram a recepção que tiveram no HSA, tanto dos colaboradores como dos pacientes: “fomos muito bem acolhidas e estamos muito felizes em poder contribuir e, ao mesmo tempo, aprender junto a comunidade tapejarense”.

A execução do Internato Médico no HSA está em vigor desde de janeiro deste ano.

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...