Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

HSA investe em tecnologia para unitarização de doses de medicamentos

06 novembro 2020 - 16h13

Cada vez mais a tecnologia se mostra uma aliada em todos os setores de um hospital. O controle de medicamentos é uma das ações internas das unidades de saúde que, com o respaldo da tecnologia, tem se tornado mais ágil.

No Hospital Santo Antônio esse procedimento agora é auxiliado por uma máquina unitarizadora de doses, de comprimidos em blister, de ampolas e de kits. O processo anteriormente era feito de forma manual, por colaboradores do setor de farmácia hospitalar, o que demandava muito tempo e não era totalmente eficaz. “A agilidade no processo de unitarização agora é maior, além de ser ideal para a rastreabilidade e a segurança na administração do medicamento”, explica a farmacêutica Cristine Biazus Valentini, Coordenadora do Setor de Farmácia Interna.

A importância da unitarização

Quando um paciente é internado e há a necessidade de medicá-lo, a prescrição médica é enviada à farmácia hospitalar e lá é feita a separação das doses. O medicamento antes de ser distribuído ao paciente é dividido em doses (unitarizado) e cada unidade recebe a identificação devida, constando nome do medicamento, data de validade, lote, fabricante, concentração e princípio ativo.

Com isso, há a possibilidade de rastrear o medicamento, desde sua aquisição até a distribuição ao paciente. Cristine ressalta que “nas novas embalagens é possível adicionar mais informações do que nas etiquetas usadas anteriormente, o que garante maior segurança ao paciente na utilização dos medicamentos, prevenindo erros como o emprego de itens por engano ou com prazo de validade esgotados”.
A compra de novos equipamentos como a unitarizadora reflete o momento de atualização pelo qual passa a instituição, que tem, cada vez mais, investido em inovação, sempre tendo como o foco principal a segurança do paciente.

Colaboração: Cristine Biazus Valentini, Farmacêutica do HSA

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...