NOTÍCIAS
06/11/2020
HSA investe em tecnologia para unitarização de doses de medicamentos
Cada vez mais a tecnologia se mostra uma aliada em todos os setores de um hospital. O controle de medicamentos é uma das ações internas das unidades de saúde que, com o respaldo da tecnologia, tem se tornado mais ágil.

No Hospital Santo Antônio esse procedimento agora é auxiliado por uma máquina unitarizadora de doses, de comprimidos em blister, de ampolas e de kits. O processo anteriormente era feito de forma manual, por colaboradores do setor de farmácia hospitalar, o que demandava muito tempo e não era totalmente eficaz. “A agilidade no processo de unitarização agora é maior, além de ser ideal para a rastreabilidade e a segurança na administração do medicamento”, explica a farmacêutica Cristine Biazus Valentini, Coordenadora do Setor de Farmácia Interna.

A importância da unitarização

Quando um paciente é internado e há a necessidade de medicá-lo, a prescrição médica é enviada à farmácia hospitalar e lá é feita a separação das doses. O medicamento antes de ser distribuído ao paciente é dividido em doses (unitarizado) e cada unidade recebe a identificação devida, constando nome do medicamento, data de validade, lote, fabricante, concentração e princípio ativo.

Com isso, há a possibilidade de rastrear o medicamento, desde sua aquisição até a distribuição ao paciente. Cristine ressalta que “nas novas embalagens é possível adicionar mais informações do que nas etiquetas usadas anteriormente, o que garante maior segurança ao paciente na utilização dos medicamentos, prevenindo erros como o emprego de itens por engano ou com prazo de validade esgotados”.
A compra de novos equipamentos como a unitarizadora reflete o momento de atualização pelo qual passa a instituição, que tem, cada vez mais, investido em inovação, sempre tendo como o foco principal a segurança do paciente.

Colaboração: Cristine Biazus Valentini, Farmacêutica do HSA
GALERIA DE FOTOS
OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: