09/02/2020
Setor de Urgência e Emergência implanta Protocolo Manchester de Classificação de Risco
Diariamente um grande número de pessoas procuram os serviços de urgência e emergência do Hospital Santo Antônio.
Para garantir maior segurança ao paciente, ao profissional de saúde e à instituição, o HSA implanta o Protocolo de Manchester, um sistema de classificação, que visa determinar a prioridade clínica, podendo garantir que o primeiro atendimento médico ocorra no tempo adequado.
O Sistema de Triagem de Manchester realiza a classificação de risco dos pacientes por meio de cores (foto). O funcionamento será da seguinte forma: a recepção iniciará o atendimento ao paciente, cadastrando o mesmo para o enfermeiro classificador. O atendimento do enfermeiro classificador deve ocorrer em até dez minutos após o cadastro inicial.
Identificada a prioridade de atendimento, baseada na queixa principal e não na ordem de chegada, o paciente receberá um adesivo com a cor correspondente à sua classificação e após será encaminhado à sala de espera, onde deverá aguardar o atendimento médico, exceto pacientes classificados com as cores vermelha e laranja.
Alguns grupos de pacientes com situações especiais, como: idosos, deficientes físicos, deficientes mentais, acamados, pacientes com dificuldade de locomoção, gestantes, providos de liberdade, acidentes de trabalho, devem ser priorizados dentro da cada grupo da classificação de risco, respeitando a situação clínica dos outros pacientes que aguardam atendimento.
Colaboração: Lisiane Lovatto, Enfermeira Gestora do Serviço de Urgência e Emergência do HSA
Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA