NOTÍCIAS
17/10/2014
Presidente do HSA participa de audiência pública em POA

O presidente do HSA, Sr. Sirinei Panizzon, juntamente com a presidente da Associação Gaúcha dos Portadores da Doença de  Fabry e Familiares, Sra. Adriana Slongo, além de representantes do poder público do município de Tapejara e integrantes da associação, estiveram presentes na audiência pública, realizada na tarde de 16 de outubro, na Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho do Palácio Farroupilha, em POA.

O objetivo do encontro foi debater sobre temas relacionados à problemática enfrentada por pessoas portadoras de doenças raras e seus familiares. Na oportunidade, foi discutido, inclusive, sobre a realidade dos portadores da Doença de Fabry, os direitos que esses pacientes possuem, além de formas de tratamento e perspectivas.

Também se fez presente na audiência o deputado estadual Ronaldo Santini, presidente da Frente parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado, o qual alertou que, no próximo domingo (19), encerra-se o prazo para a população participar de consulta pública, realizada através do site da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG), que trata da proposta de priorização do elenco de doenças raras para elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Santini enfatizou, ainda, que para participar, basta acessar o link <http://migre.me/lZ8UI>. Entre os princípios dessa proposta está a incorporação e uso de tecnologias voltadas para a promoção, prevenção e cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde (RAS), incluindo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a disponibilização de tratamento medicamentoso e fórmulas nutricionais quando indicados.

Para Panizzon, presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, a atuação do deputado Santini merece reconhecimento, principalmente pelo empenho do  representante da região Nordeste do Estado na conquista de recursos para os hospitais filantrópicos. “Agradeço muito o trabalho que o senhor tem feito em nome das entidades filantrópicas", comentou.

Segundo o presidente, o HSA é referência regional no atendimento à doença de Fabry, inclusive oferecendo uma ala específica para atender portadores da doença. Há mais de cinco anos à frente da instituição, Sirinei salientou a destinação de uma estrutura adequada e profissionais qualificados, sem nenhuma remuneração do SUS por esse trabalho, devido a não existência do reconhecimento da doença. “A própria medicação é conseguida somente através de liminar. É preciso destinar um esforço concentrado de todas as partes para o reconhecimento desta doença, junto ao SUS, para que as pessoas possam ter direito ao atendimento que melhore a vida do paciente e de suas famílias”, afirmou o presidente.

O encontro foi organizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e destacou os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras da doença de Fabry. A audiência pública foi proposta a partir dos requerimentos dos deputados Miki Breier (PSB) e Gilberto Capoani (PMDB) e coordenada pelo deputado Carlos Gomes (PRB).


*Parte do conteúdo do texto acima foi extraído da Assessoria de comunicação do Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini

GALERIA DE FOTOS
OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: