O presidente do HSA, Sr. Sirinei Panizzon, juntamente com a presidente da Associação Gaúcha dos Portadores da Doença de Fabry e Familiares, Sra. Adriana Slongo, além de representantes do poder público do município de Tapejara e integrantes da associação, estiveram presentes na audiência pública, realizada na tarde de 16 de outubro, na Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho do Palácio Farroupilha, em POA.
O objetivo do encontro foi debater sobre temas relacionados à problemática enfrentada por pessoas portadoras de doenças raras e seus familiares. Na oportunidade, foi discutido, inclusive, sobre a realidade dos portadores da Doença de Fabry, os direitos que esses pacientes possuem, além de formas de tratamento e perspectivas.
Também se fez presente na audiência o deputado estadual Ronaldo Santini, presidente da Frente parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado, o qual alertou que, no próximo domingo (19), encerra-se o prazo para a população participar de consulta pública, realizada através do site da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG), que trata da proposta de priorização do elenco de doenças raras para elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Santini enfatizou, ainda, que para participar, basta acessar o link <http://migre.me/lZ8UI>. Entre os princípios dessa proposta está a incorporação e uso de tecnologias voltadas para a promoção, prevenção e cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde (RAS), incluindo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a disponibilização de tratamento medicamentoso e fórmulas nutricionais quando indicados.
Para Panizzon, presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, a atuação do deputado Santini merece reconhecimento, principalmente pelo empenho do representante da região Nordeste do Estado na conquista de recursos para os hospitais filantrópicos. “Agradeço muito o trabalho que o senhor tem feito em nome das entidades filantrópicas", comentou.
Segundo o presidente, o HSA é referência regional no atendimento à doença de Fabry, inclusive oferecendo uma ala específica para atender portadores da doença. Há mais de cinco anos à frente da instituição, Sirinei salientou a destinação de uma estrutura adequada e profissionais qualificados, sem nenhuma remuneração do SUS por esse trabalho, devido a não existência do reconhecimento da doença. “A própria medicação é conseguida somente através de liminar. É preciso destinar um esforço concentrado de todas as partes para o reconhecimento desta doença, junto ao SUS, para que as pessoas possam ter direito ao atendimento que melhore a vida do paciente e de suas famílias”, afirmou o presidente.
O encontro foi organizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e destacou os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras da doença de Fabry. A audiência pública foi proposta a partir dos requerimentos dos deputados Miki Breier (PSB) e Gilberto Capoani (PMDB) e coordenada pelo deputado Carlos Gomes (PRB).
*Parte do conteúdo do texto acima foi extraído da Assessoria de comunicação do Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini
No dia 19 de novembro, recebemos em nossa Instituição os membros da Câmara de Vereadores de Tapejara para o anúncio...
No dia 17 de novembro, recebemos em nossa Instituição o presidente da Cotapel, Luis Fernando Sossella, acompanhado de...
No dia 12 de novembro, o presidente Sirinei Panizzon esteve na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul para tratar dos...
No dia 12 de novembro, recebemos a gerente de negócios do Sicredi Altos da Serra, Cristiane Dienstmann, para um...
Na manhã de hoje (10), o Hospital Santo Antônio recebeu a visita do Deputado Estadual Cláudio Tatsch, acompanhado de...
No dia 31 de outubro, o Hospital Santo Antônio recebeu a Engenheira de Alimentos Keli Delazeri, que entregou o convite...
O Hospital Santo Antônio e a prefeitura de Tapejara participaram na manhã de segunda-feira (3) de uma reunião...
Para encerrar o mês de outubro, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, realizamos uma roda de...