Acreditar no nosso potencial e, com essa convicção, buscar o melhor a cada dia… esses são propósitos de uma instituição que há mais de 80 anos vem abraçando vidas!
E nessa busca pela melhoria constante, o HSA está dando mais um passo rumo à Acreditação, um selo de Qualidade em Gestão em Serviços de Saúde, garantindo superioridade competitiva na área, fornecido pela ONA – Organização Nacional da Acreditação, alinhada ao Ministério da Saúde.
A adesão ao selo de Acreditação é voluntária. No Brasil, dos mais de 7.500 hospitais, apenas 337 são Acreditados, correspondendo a 4,49% do total. Já no RS, apenas 18 hospitais possuem o selo e, na grande maioria, estão concentrados nas regiões metropolitana e serra gaúcha.
Dividida em três níveis, a Acreditação traz consigo um impacto positivo para o hospital, onde no Nível 1 ocorre uma mudança na cultura da empresa, na busca pela excelência e é trabalhada a segurança como foco principal. No Nível 2, a preocupação é com a segurança aliada à gestão, onde há monitoramento de indicadores, gerando dados para melhoria, através da inter-relação de processos. E o último, Nível 3, cujo fator determinante é a melhoria contínua de todos os processos que movem a instituição.
As vantagens em ser uma entidade acreditada incluem: segurança do paciente, qualidade na assistência, aprimoramento em gestão e métodos de controle, senso de equipe e cultura de qualidade, colaboração com todas as partes interessadas, minimização de erros e problemas, padronização e aprimoramento contínuo dos processos internos, além de fazer parte de um seleto grupo de entidades de saúde, à nível de Brasil.
O Hospital Santo Antônio iniciou 2019 com a criação do Núcleo de Qualidade, sendo um elo entre a instituição e o selo de Acreditação. Desde então, normas regidas pela ONA estão sendo aplicadas e nos dias 09 de 10 de dezembro (hoje), a enfermeira Flávia Soveral Miranda, assessora técnica da empresa EJRos, que presta assessoria para hospitais em busca da Acreditação.
Durante os dois dias, Flávia acompanhou todos os processos que envolvem o dia a dia da instituição, de acordo com a seguinte programação: Liderança Organizacional e Gestão Administrativa Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Suprimentos e Logística, Gestão do Acesso ao Cuidado (nas recepções), Higienização e Processamento de Roupas, Internação, Atendimento Emergencial, Obstetrícia, Atendimento Cirúrgico e CME, Prevenção e Controle de Infecção e Biossegurança, além da Assistência Nutricional.
Devido à complexidade do programa, será necessário agendamento de nova visita da assessora, onde serão analisadas áreas restantes e, após, definição de pontos críticos e de sucesso (auditoria interna), concluindo essa fase com o parecer final para todos os gestores.
Para o diretor administrativo, Ildo Costella, “a importância em aderir ao selo de Acreditação está na garantia de segurança ao paciente, além da melhoria nos processos e na gestão, seguindo padrões de excelência, permitindo que o HSA tenha seu destaque merecido no cenário regional e estadual, considerando o número de instituições aderidas ao programa, que atualmente perfazem um total de apenas 18 no estado”. Ildo também destacou a visita de Flávia, sendo “um marco inicial, onde podemos apontar nossos pontos fortes e trabalhar as questões em que será necessária reorganização tanto nos aspectos estruturais, quanto assistenciais”, conclui o diretor.
Colaboração: Ildo Costella, Diretor Administrativo do HSA
Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA
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