A aprovação da graduação em Enfermagem, publicada pelo Ministério da Educação em março deste ano, amplia a atuação da IMED na área da saúde, que já conta com os cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia, consolidando a proposta de ser reconhecida como uma instituição pautada pela excelência acadêmica, vinculada às oportunidades e às necessidades da sociedade.
De acordo com o Diretor de Graduação da instituição, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, “o curso de Enfermagem vai atender uma demanda de mercado, pois apresentará alguns diferenciais onde o estudante poderá atuar desde o segundo semestre em aulas práticas supervisionadas, além de uma proposta curricular inovadora”, aponta o Diretor.
A coordenadora do curso de Enfermagem da IMED, ofertado no campus Passo Fundo, professora Andressa Rebequi, comenta que os conteúdos do curso estão divididos em Ciências Biológicas, Humanas e Sociais e de Enfermagem. “Em caráter inovador, destacam-se os projetos interdisciplinares, distribuídos, na forma de disciplinas, ao longo da grade curricular. Essas disciplinas serão desenvolvidas utilizando metodologias ativas, de forma a aplicar os conteúdos específicos do curso, integrados ao desenvolvido das competências previstas no perfil do egresso”, destaca.
Ainda de acordo com a coordenadora, o mercado de trabalho na área da Enfermagem é aquecido e está em crescente expansão. “São inúmeras as possibilidades de atuação do enfermeiro. Os campos de trabalho mais comuns ocupados para quem escolhe esta profissão são em unidades básicas de saúde, hospitais e clínicas. Mas a carreira pode ir muito além. Conhecer todas as possibilidades da profissão é importante para definir o que você deseja para o futuro”, explica.
O curso vai oferecer 120 novas vagas anuais, sendo que 60 para o turno matutino e 60 para o turno noturno.
Perfil do profissional
O enfermeiro graduado pela IMED terá formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, com competências e habilidades para atuar em todos os níveis de complexidade de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico e respeitando os preceitos éticos no exercício de suas funções e os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.
O profissional estará apto a atuar em todas as fases do processo saúde-doença: promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde do indivíduo, do grupo familiar ou da coletividade. Além disso, o egresso do curso de enfermagem será capaz de conhecer e intervir nas situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico do país, e em especial, da 26ª região em que está inserido.
O profissional enfermeiro terá ainda o compromisso com o seu papel social de transformador da realidade em que vive, buscando suprir as necessidades de saúde da população, tanto individualmente quanto como membro de uma equipe multiprofissional.
Material disponibilizado pelo setor de Comunicação da IMED.
O Hospital Santo Antônio recebeu nesta terça-feira (16) as novas placas de mamografia, adquiridas por meio do Fundo...
SIPAT 2025 – Cuidando de quem cuida!
Entre os dias 08 e 12 de setembro, o HSA realizou a Semana Interna de...
No dia 12 de setembro, recebemos na Maternidade do Hospital Santo Antônio a catequista Carmelinda, que realizou uma...
No dia 10 de setembro, o presidente do Hospital, Sirinei Panizzon, juntamente com Arlindo Barizzon, representando o...
No dia 05 de setembro realizamos a entrega dos certificados do programa Ser Líder HSA, uma iniciativa em parceria com o...
No dia 04 de setembro, o vice-presidente Altemir Abido, o primeiro tesoureiro Renato Marcolin e o suplente do Conselho...
No dia 04 de setembro, o presidente do Hospital, Sirinei Panizzon, acompanhado pelo presidente do Sindilojas Seger Luiz...
No dia 3 de setembro, o presidente do Hospital, Sirinei Panizzon, acompanhado pelo presidente do Sindilojas Seger Luiz...