Iniciaram no mês de dezembro de 2018 as primeiras cirurgias oftalmológicas no Centro Cirúrgico Dr. Miguel Tabbal, do HSA de Tapejara, RS.
É um grande avanço para Tapejara e região. Tratam-se de procedimentos de última geração, possíveis graças a aparelhos modernos – Facoemulsificador e Microscópio, adquiridos com recursos federais, oriundos do Ministério da Saúde e, ao treinamento da equipe técnica que acompanhou cirurgias em Passo Fundo, antes de iniciar no HSA.
O principal procedimento é a cirurgia de catarata, sendo que até o mês de março de 2019, já foram efetuadas 13 dessas cirurgias.
O médico oftamologista, Dr. Juiano Grandi, especialista em cirurgia de catarata por facoemulsificação, relata que “a doença é caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho e normalmente ocorre devido ao envelhecimento, mas também pode ser causada por traumas, alterações congênitas ou pelo uso de alguns tipos de medicamentos, como corticoides, por exemplo. Qualquer que seja a causa, o tratamento é sempre cirúrgico. Na cirurgia, retira-se o cristalino opacificado e implanta-se uma lente intraocular que o substituirá. A cirurgia é feita com anestesia local e o paciente vai para casa logo após o procedimento”.
Dr. Juliano explica que “esse procedimento, vulgarmente conhecido como cirurgia a laser, é feito por uma microincisão de 2,5mm e não há necessidade de dar pontos. Além disso, dependendo do tipo da lente intraocularizada, resolve-se o problema da catarata e consegue-se corrigir o grau, dessa maneira, grande parte dos pacientes não precisa mais usar óculos após a cirurgia. Este método é muito mais seguro e com recuperação melhor e mais rápida do que pela maneira convencional. Agora, os pacientes de Tapejara e região não precisam mais se deslocar até Passo Fundo para cirurgias de catarata!” comemorou o médico.
Para o presidente do HSA, Valdir Pietrobon, “a realização dessas cirurgias é uma conquista de todos! Temos o costumeiro apoio, tanto da comunidade, quanto de parlamentares, principalmente para a destinação de recursos, através dos quais podemos equipar o hospital com o que há de moderno na área médico-hospitalar. É importante destacar o treinamento da equipe técnica também. Trabalhamos para que a população que busca os serviços do Hospital Santo Antônio seja sempre muito bem atendida. Isso torna nosso HSA uma referência regional”, comemorou Valdir.
Colaboração: Dr. Juliano Grandi, Médico Oftalmlogista
Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA
O Hospital Santo Antônio expressa seu sincero agradecimento à Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Sul, e à...
No dia 8 de outubro, o Hospital Santo Antônio recebeu a visita do deputado federal Dionilso Marcon (PT), que...
No dia 6 de outubro, recebemos a visita de membros do Lions Clube Tapejara, que realizaram a doação de kits de...
rNo dia 02 de outubro de 2025, o Hospital Santo Antônio (HSA) recebeu a visita do assessor parlamentar do Deputado...
Na terça-feira (25/09), o presidente do Hospital Santo Antônio, Sirinei Panizzon, esteve no Palácio Piratini...
O presidente Sirinei Panizzon e o mebro da diretoria Odacir Dalmina participaram de uma reunião com o deputado Giovani...
Hoje, a direção do Hospital Santo Antônio recebeu a visita do Deputado Federal Osmar Terra, que realizou a entrega de...
O Hospital Santo Antônio recebeu, nesta quarta-feira (17), a doação de 107 frascos de soro glicofisiológico da...