O Hospital Santo Antonio de Tapejara (HSA) aderiu esta semana ao Programa Latin (da sigla em inglês para Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto) e, graças à ajuda da tecnologia, a partir de agora deverá ficar mais rápido diagnosticar precocemente um infarto agudo do miocárdio (IAM) e encaminhar o paciente para tratamento. Os pacientes que chegarem na Emergência do HSA com suspeita de infarto farão um eletrocardiograma e as imagens serão encaminhadas em instantes por um programa para análise de especialistas que detectam alterações específicas na atividade elétrica do coração.
O programa é integrado para análise dos diagnósticos, acionamento das ambulâncias e encaminhamento para o hospital de referência, neste caso o Hospital São Vivente de Paulo, em Passo Fundo (HSVP) para fazer o cateterismo, quando necessário. Quanto menor o tempo para diagnóstico, menos risco de sequelas existirá e como resultado, mais saúde e qualidade de vida para o paciente.
Quanto mais tempo obstruído, mais músculo cardíaco é perdido, por isso, rapidez e precisão fazem diferença no diagnóstico. Com certeza o programa ajudará a salvar vidas, teremos menos pacientes com insuficiência cardíaca e outros problemas de saúde associados. Além dos impactos positivos para o paciente, com menos usuários com problemas crônicos, há economia para a rede de saúde, conforme avaliam os médicos que já possuem uma ampla experiência com o programa, Dr. Roberto Botelho de Minas Gerais e Dr. Marcos Lacativa do Rio de Janeiro.
A adesão ao programa não tem custos para o HSA ou para o município, pois o próprio Latin fornece o notebook para ser acoplado ao aparelho de eletrocardiograma, o software e a avaliação dos especialistas. O hospital apenas disponibiliza os materiais descartáveis necessários.
Na semana passada (12/09) houve um treinamento nas dependências do HSA com a equipe de enfermagem para apresentar o programa, esclarecer os objetivos do projeto e treinar o funcionamento de todo o sistema.
Faz parte da missão das instituições salvar vidas e sempre tivemos um apoio muito importante dos profissionais do HSVP, pois quando solicitamos leito para os pacientes com IAM sempre fomos prontamente atendidos, mas agora, com esse programa teremos uma agilidade maior e garantia de leito, no momento do diagnóstico do infarto essa equipe receberá uma mensagem avisando deste paciente e já ficará a postos aguardando a chegada para que seja feito o tratamento indicado o mais rápido possível. Como sempre dizemos em cardiologia “TEMPO É MÚSCULO”, destacou a cardiologista, Dr. Mariza Fernanda Garcia Rosa.
O evento aconteceu na noite de terça-feira (19/09), no Villa Vergueiro Hotel. Participaram a cardiologista Dra. Mariza, o diretor administrativo do HSA, Sr. Ildo Costella e as enfermeiras da instituição, Greici Scariot Baseggio e Rejane Santini Federle.
Colaboração: Dra. Mariza Fernanda Garcia Rosa
Fotos: Equipe do HSA e Equipe de Marketing do HSVP
No dia 31 de outubro, o Hospital Santo Antônio recebeu a Engenheira de Alimentos Keli Delazeri, que entregou o convite...
O Hospital Santo Antônio e a prefeitura de Tapejara participaram na manhã de segunda-feira (3) de uma reunião...
Para encerrar o mês de outubro, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, realizamos uma roda de...
No dia de hoje, 30 de outubro, recebemos em nosso Hospital a juíza Amanda Rodrigues da Gama para uma conversa e visita...
No dia 23 de outubro, quinta-feira, recebemos em nossa instituição a visita do Rotary Club.
Estiveram presentes o...
No dia 21 de outubro, o vice-presidente do Hospital Altemir Abido esteve em Brasília acompanhado do prefeito Evanir...
O Hospital Santo Antônio expressa seu sincero agradecimento à Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Sul, e à...
No dia 8 de outubro, o Hospital Santo Antônio recebeu a visita do deputado federal Dionilso Marcon (PT), que...