NOTÍCIAS
14/06/2017
14 de Junho Dia Mundial do Doador de Sangue
“Doar sangue para salvar vidas” é o lema que motiva os homenageados de hoje, 14 junho, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2004, a data comemorativa tem por objetivos: agradecer a todos aqueles que, através de um ato simples, mas de imensurável valia, ajudam a salvar muitas vidas e, tendo tais exemplos, conscientizar mais pessoas para que façam a doação.

Para ser um doador de sangue é simples, basta estar bem de saúde, não pode estar em jejum, pesar mais de 50 quilos, ter dormido por, no mínimo, seis horas. Para os homens que possuem idade entre 18 e 60 anos, a doação pode ser feita com intervalo de 3 meses. Para as mulheres com a mesma faixa etária, o período de doação é de 120 dias entre uma doação e outra. Menores com idade ente 16 e 17 anos é necessária a presença de um responsável legal ou apresentar uma procuração reconhecida em cartório pelo mesmo.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Comitê Transfusional do HSA, Clélia Martins Pinto Saqueti, a doação não traz nenhum tipo de dano para o doador, pois o organismo recupera em pouco tempo a quantidade de sangue doada, além de representar um ato de solidariedade com quem está com a saúde fragilizada.

Aumentar o número de doadores aptos, ou seja, quem já fez a doação e não teve rejeição, é uma meta do Comitê. Anualmente, são feitas coletas externas, quando o Hemopasso vem com sua equipe técnica até o HSA, nas quais são agendados um número determinado de doadores aptos e de novos (aqueles que nunca fizeram a doação).

Realizadas com a parceria do Hemopasso, da Secretaria Municipal de Saúde e entidades ou escolas do município, as coletas sempre superam o número de doadores necessários para o tempo de permanência do Hemopasso. Porém, é necessário agendar um número de doadores além do estipulado pela organização, levando-se em consideração a “reprovação” na pré-triagem, ou seja, problemas de saúde que tenham surgido próximo à data da doação, uso de medicação ou de álcool nas 24 horas que antecedem a coleta, entre outros fatores, o que justifica o fato de, por ventura, a pessoa ter deixado o nome na agenda, mas não efetuar a doação, explica Clélia.

Para o próximo semestre, está confirmada a coleta externa no dia 23 de setembro, das 8h às 17h, em frente ao Centro de Diagnóstico do HSA, com a parceria do Hemopasso, Secretaria Municipal de Saúde e Sicredi. Entretanto, devido às baixas temperaturas e a diminuição no número de doadores, o Comitê Transfusional do hospital está organizando uma coleta de reposição, onde os doadores serão levados até o Hemopasso, com transporte disponibilizado pela SMS, cuja data será confirmada nos próximos dias e o início do agendamento das doações será informado pelos meios de comunicação e redes sociais da instituição.

O Hemopasso atende das 7h às 13h30min, de segunda a sexta-feira e o agendamento das coletas deve ser efetuado pelo fone (54) 3311-5555.

O Comitê Transfusional, direção e colaboradores do HSA agradecem a todos os homenageados pelo nobre ato de solidariedade. Parabéns DOADOR!

OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: