NOTÍCIAS
12/05/2017
Coordenadora da equipe de Enfermagem do HSA fala sobre a profissão
No dia 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia Internacional da Enfermagem. A data é celebrada deste 1965, porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.

O Dia da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio e termina em 20 de maio. A data de término da Semana de Enfermagem, 20 de maio, foi escolhida em homenagem ao falecimento de Anna Neri, pioneira da enfermagem no Brasil.

Neste dia especial a coordenadora da equipe de enfermagem do HSA, Águida Poggio Lucion (COREN 56978), nos fala mais sobre a história da enfermagem e também deixa a sua mensagem à todos os 82 profissionais de enfermagem do Hospital Santo Antônio.

“Florence Naghtingale nasceu em 12 de maio de 1820 em uma família inglesa respeitável. Porém, brilhante e impetuosa, rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres de seu status e dedicou-se a enfermagem. Conhecida como a dama da lâmpada, Florence foi uma enfermeira britânica, muito conhecida que dedicou sua vida a arte do cuidar.

É considerada internacionalmente como pioneira da enfermagem moderna e é uma inspiração para todos os profissionais da área. Após vários anos de luta e desafios fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas no ano de 1859.

No Brasil, Ana Justina Ferreira casada com Antônio Isidoro Néri, teve seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai em 1865. Anna inconformada em separar-se dos filhos escreve então ao presidente da província da Bahia e oferece seus serviços como voluntária. Foi assim que ela viajou até o Rio Grande do Sul onde aprendeu com as irmãs de caridade da Irmandade de São Vicente noções básicas de enfermagem, tornando-se assim a primeira mulher enfermeira do Brasil.

Cuidar, proteger, preservar, tratar e amparar. Essas são algumas das palavras que definem bem a atividade exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Essa profissão milenar que já nasceu sob a égide da humanismo reúne pessoas comprometidas com a manutenção da vida. Hoje, no Brasil são 900 mil profissionais trabalhando na enfermagem. (100 mil enfermeiros e 800 mil técnicos e auxiliares de enfermagem).

A equipe de enfermagem do HSA é composta por 14 enfermeiros, 67 técnicos e 1 auxiliar de enfermagem.”
OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: