05/05/2017
Enfermeira do HSA fala sobre a importância de realizar a higiene correta das mãos
Hoje, dia 5 de maio, é o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Organizações de saúde têm feito um alerta para o risco de infecção hospitalar que ronda pacientes internados em hospitais de todo país. A taxa daqueles que adquirem algum tipo de infecção durante o período de internação é grande e poderia ser evitada com uma atitude simples: a higienização correta das mãos.
A enfermeira do HSA e presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Águida Salete Poggio Lucion, fala sobre a importância desse dia e de abordar o tema, tendo em vista que a atitude de higienizar as mãos é, sem dúvidas, de suma importância.
“A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como medida primária mas, muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência da saúde.
As mãos são consideradas ferramentas principais dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, pois são as executoras das atividades realizadas. Sendo assim, a segurança do paciente depende da higienização cuidadosa e da frequência com que as mãos destes profissionais são higienizadas.
O controle de infecção do HSA inclui treinamento das práticas de higienização das mãos, além de atender às exigências legais e éticas. O que influi também para a melhoria da qualidade prestada durante a assistência ao paciente”, destaca Águida.