ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

O que é o exame de endoscopia digestiva alta?

É um exame endoscópico que permite ao médico visualizar diretamente ou na tela de vídeo o revestimento interno do esôfago, estômago e duodeno, possibilitando o diagnóstico direto de algumas patologias, como: esofagites, gastrites, duodenites, pólipos, úlceras, tumores, hérnia de hiato, favorecendo a complementação diagnóstica de várias outras doenças de possível repercussão nesses órgãos, além de realizar intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas simples.

E o preparo?

O preparo para uma endoscopia digestiva alta é bem simples: basta um jejum de oito horas, assim, a parte alta do tubo digestivo esterá completamente vazia, favorecendo uma melhor visualização e diminuindo os riscos de o suco gástrico ser aspirado para o pulmão.

Como é feito o exame?

O exame é feito por um aparelho chamado endoscópio, o qual é formado, entre outros instrumentos, de um delgado tubo flexível, que mede cerca de um metro de comprimento. Esse tubo é introduzido através da boca e contém na sua extremidade uma microcâmera que permite captar imagens das regiões por onde passa, esôfago, estômago e duodeno, respectivamente, permitindo a visualização do interior dos mesmos. Normalmente, uma certa quantidade de ar é introduzida através do tubo, facilitando a visualização. Através desse tubo, também podem ser introduzidos medicamentos e instrumentos próprios para realizar biópsias ou outros procedimentos terapêuticos.

Se necessário, através desse tubo podem ser realizadas pequenas intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas, tais como: coleta de material para biópsia, remoção de pólipos, hemostasias, correção de varizes, entre outros.

O exame é muito simples e rápido, levando em torno de 5 a 10 minutos. Caso o paciente adormeça, em virtude da ação do sedativo, geralmente não percebe a realização do mesmo. Ao despertar, o paciente apresentará sonolência, levando cerca de 30 a 60 minutos para a total recuperação. É comum apresentar amnésia minutos após o exame, incluindo o próprio exame.

Devido aos possíveis efeitos da sedação, todo paciente deverá estar acompanhado de um adulto.

Como norma, após a realização de cada endoscopia, o aparelho deverá passar por uma rigorosa esterilização, evitando contaminações.

A endoscopia pode apresentar efeitos secundários?

De modo geral, os pacientes apresentam uma boa tolerância ao exame, não surgindo nenhum tipo de sintoma. Porém, em virtude do uso de anestésico na garganta podem acontecer episódios de rouquidão ou um ligeiro dolorimento da mesma, em função do atrito com o tubo do endoscópio, mas tanto a dor, quanto a rouquidão passam sem ser necessário o uso de medicação específica. 

Devido às possíveis alterações nos reflexos, é aconselhável que o paciente, mesmo lúcido, não dirija nem maneje máquinas perigosas no dia do exame.

Complicações são comuns no exame?

As complicações são muito raras e, caso ocorram, são leves e de pouca duração. Podem surgir reações ao sedativo (euforia, confusão mental, entre outros) ou equimose e inchaço no local da aplicação, além de um ligeiro incômodo devido aos gases injetados. Pacientes muito sensíveis podem apresentar tremores, náuseas e vômitos, que quase sempre cessam rapidamente. Embora ainda muito baixo, o risco de alguma  complicação aumenta quando torna-se necessária a realização de algum procedimento, como biópsias, remoções de pólipos, dilatações ou remoções de corpos estranhos.

Podem ocorrer complicações mais graves: sangramentos e perfurações das vísceras, o que pode exigir hospitalização e até cirurgia.

 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: