ULTRASSONOGRAFIA

O que é ultrassonografia?

Também chamada de ecografia, a ultrassonografia é um método simples, não invasivo e de custo relativamente baixo, o qual produz, imagens dinâmicas, sem o uso de radiação, das estruturas e órgãos internos do corpo, as quais são captadas em vídeo ou fixadas em fotografias.

Esse exame é usado como forma preventiva, para fins diagnósticos ou para acompanhamento de tratamentos diversos. 

Como é feito o exame de ultrassonografia?

O exame é feito sobre a superfície do corpo ou através de cavidades, com o uso de um aparelho chamado transdutor, o qual emite ondas sonoras de alta frequência, porém, não audíveis. Essas ondas são captadas de volta sob a forma de eco (daí a denominação “ecografia”). 

Em virtude da densidade própria de cada órgão ou estrutura tecidual o intervalo de tempo de retorno dos ecos é diferente e, assim, as imagens são produzidas na tela, variando em tons de cinza.

O uso de um gel específico, sobre a pele da região a ser examinada, permite quer o transdutor deslize de maneira que emita as ondas sonoras e as capte de volta. 

Quais são os exames mais comuns? É necessário preparo?

    Ultrassonografia de abdome: o preparo exige um jejum de 8 horas, com bexiga cheia. A finalidade é avaliar o fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas, bexiga, grandes vasos, retroperitônio e, em casos mais raros,  o trato gastrointestinal;

    Ultrassonografia pélvica ou ginecológica: nas mulheres é feita para avaliar, frequentemente, as condições do útero, tubas uterinas e ovários, além de ser usado para avaliar e/ou diagnosticar dores pélvicas, sangramentos anormais, tumorações, infecções, alterações da bexiga, bem como, orientar eventuais biópsias por agulhas. Nos homens é feita para avaliar a estrutura da próstata, bexiga e vesículas seminais.

    Ultrassonografia de pequenas partes (mamas, glândulas, globos oculares): feita para o diagnosticar e acompanhar lesões nestas regiões.

    Ultrassonografia da tireoide: feita com doppler colorido, fornece informações sobre a estrutura da glândula e seu fluxo sanguíneo.

    Ultrassonografia de articulações, músculos e tendões: feita para avaliar alterações das estruturas articulares e da musculatura associada à articulação (sinovites, artrites, entre outras).

    Doppler vascular: feita para avaliar o fluxo sanguíneo dos vasos, permitindo determinar, inclusive, possível vascularização em tumores ou nódulos.

    Ultrassonografia obstétrica: feita com certa frequência para acompanhamento da gestação, permitindo a avaliação do desenvolvimento fetal e a saúde do bebê.

    Ultrassonografia nas biópsias: feita para guiar as agulhas de biópsias atingindo seus alvos corretos (biópsias de mama, próstata, tireoide, rins, fígado e outras punções).

O exame pode apresentar algumas desvantagens?

A visualização de determinadas cavidades ou órgãos pode ser comprometida, caso o paciente apresente uma certa quantidade de  gases. Em pessoas obesas, a ultrassonografia torna-se um pouco mais difícil. E nas ecografias das estruturas ósseas, pode-se visualizar apenas a superfície externa dos mesmos.

 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: