RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL

O que é o exame de retossigmoidoscopia flexível?

É um exame permite ao médico examinar a mucosa do reto e de uma porção do cólon (intestino grosso), através de um tubo flexível, o qual permite que sejam feitas imagens do local, durante o exame. O aparelho possui a espessura de um dedo e é inserido no ânus, avançando com de forma lenta, através do reto e parte do cólon. A  retossigmoidoscopia é feita para diagnosticar doenças que ocorrem na porção final (30 cm) do intestino grosso, além de avaliar a mucosa do reto e sigmoide, para investigação de possíveis: câncer retal, pólipos intestinais, divertículos em sigmoide, colites e amebíases, através de biópsia do reto. 

E o preparo?

Para este exame, não são necessários nenhuma dieta, jejum ou medicações. Porém, é necessária uma lavagem intestinal, a qual é feita através de uso de clister (fleet enema) antes da realização do exame, favorecendo melhores visualização e avaliação, por parte do médico.

Como é feito o exame?

O exame é feito por um aparelho chamado retossigmoidoscópio flexível, o qual permite visualizar os segmentos intestinais: reto e colón sigmóide. O paciente é deitado de lado em uma maca e, inicialmente, o médico faz um toque retal, com dedo lubrificado, utilizando um anestésico local, para avaliar a elasticidade do ânus, identificando massas palpáveis e realizando o relaxamento dos esfíncteres anais, a fim de que o exame ofereça desconforto ao paciente.

Feito o toque retal, o retossigmoidoscópio flexível é introduzido no paciente e as imagens do sistema de câmera acoplado ao aparelho vão sendo enviadas para o monitor. Durante o trajeto, são feitas fotos dos segmentos principais e de possíveis lesões, permitindo a realização de biópsias dos tecidos, sempre que o profissional julgar necessário. 

É possível que o paciente apresente sangramento nas fezes após o exame, em função da realização da biópsia, porém, esta é indolor.

O exame dura, aproximadamente, 5 minutos e quase não apresenta desconforto, apenas a sensação de uma pressão durante o exame, além de cólicas e gases por alguns segundos. 

O paciente pode retornar às atividades habituais e de trabalho, após a retossigmoidoscopia, não sendo necessário repouso ou afastamento das mesmas. Salvo orientações médicas prévias, o paciente poderá se alimentar normalmente após o exame.

 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: