RAIO X

O que é o raios X?

É um tipo de radiação eletromagnética e foi descoberto na Áustria em 1895, ano em que também aconteceu a primeira radiografia da história. Esse feito pertence ao físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, que ganhou o prêmio Nobel de física em 1901. Por não conhecer a natureza da luz que acabara de descobrir, o físico criou a denominação de “raios X”, referindo-se a um raio desconhecido. 

Os raios X possuem a capacidade de atravessar materiais de baixa densidade, como os músculos, por exemplo, sendo absorvidos por materiais de maior densidade como, os ossos, registrando as imagens desses, além de órgãos ou formações internas do corpo.

Na medicina, o exame de baixo custo, está disponível na grande maioria dos serviços de saúde, sendo utilizado nas análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, cânceres, doenças ósseas, entre outros, possuindo, inclusive, aplicação na indústria e em vários outros segmentos da ciência e tecnologia.

Como é feito o exame?

O exame é feito por um técnico em radiologia, o qual orienta sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem, acomodando o  paciente e a máquina na posição adequada para local do corpo a ser examinado. É comum a necessidade de que o paciente respire fundo, prenda a respiração ou mantenha uma determinada posição por alguns segundos, para o melhor registro da imagem. Esses raios não machucam, apenas passam pelo corpo e fixam a imagem gerada numa placa sensível, originando a radiografia. Esta, por sua vez, é interpretada pelo médico radiologista, que emite o laudo, descrevendo as alterações encontradas,  de acordo com as imagens produzidas. Caso essas imagens gerem dúvidas, é necessário que o paciente retorne ao setor de radiologia, para que sejam feitas novas imagens.

E o preparo?

Conforme o local a ser realizado os raios X, torna-se necessário que o paciente tire a roupa e/ou acessórios (brincos, piercings, relógio, colar, por exemplo), pois esses podem bloquear a passagem dos raios, interferindo na produção de imagens e na precisão do exame. 

Na mesma forma a limpeza prévia do intestino com uso de laxantes pode ser necessária para alguns tipos específicos de exames.

Que cuidados são necessários com os raios X?

O cuidado maior que se deve ter é com gestantes, as quais devem sempre avisar o técnico em radiologia sobre a possibilidade de gravidez. Assim, o mesmo poderá tomar cuidados especiais na hora da realização do referido exame.

 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: