MAMOGRAFIA

O que é mamografia?

Devido à vasta incidência de câncer de mama, a mamografia é um exame especial de radiografia, que deve ser feito anualmente, de forma preventiva, em todas as mulheres, especialmente, acima dos 40 anos, ou antes disso, em todas que tenham casos de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha), entre outros fatores de risco. Feita por um equipamento chamado mamógrafo, seu objetivo principal é detectar qualquer alteração nas mamas, antes que sejam percebidas pelo paciente ou pelo médico. 

Por que fazer a mamografia?

Através desse exame, torna-se possível identificar, ainda no início,  as lesões mamárias de tamanho mínimo, permitindo, assim, um tratamento menos agressivo e melhores chances de cura.

Não são raros os casos em que o exame detecta uma tumoração mamária até dois anos antes que ela se torne palpável. Porém, há situações em que os sinais precoces de câncer podem ser mascarados por um tecido mamário muito denso, ou seja, mulheres que possuem mamas muito firmes ou muito volumosas, necessitando-se de exames adicionais como ultrassonografia. 

Como é feito o exame de mamografia?

Antes de realizar o exame de mamografia, uma técnica em radiologia faz uma entrevista com a paciente. Após, com a paciente em pé, a mama é colocada no aparelho (uma mama por vez) e comprimida vertical e horizontalmente, enquanto as imagens são processadas. É normal que a paciente sinta um pouco de dor ou desconforto em função da compressão das mamas, principalmente se o exame for realizado no período menstrual, onde as mamas ficam mais inchadas e sensíveis. Nestas situações, orienta-se que a paciente procure realizar o exame de mamografia após o término de seu período menstrual. Entretanto, a compressão é sempre importante pois ela espalha melhor os tecidos permitindo que o médico visualize, com maior clareza, possível existência de nódulos, por exemplo.

Caso a compressão não seja realizada de forma eficiente, o exame estará sendo mal feito e toda alteração deixará de ser identificada.

O exame exige preparo?

Não, a paciente somente deve evitar o uso de cremes desodorantes, perfumes e talcos, pois estes deixam marcas que podem simular alterações.

Pacientes com silicone podem fazer o exame?

Toda mulher que possuir próteses de silicone pode fazer a mamografia, porém, a paciente deverá informar o técnico antes do procedimento, para que sejam adotadas as medidas necessárias nesses casos.

 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: