Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Público de mais de mil pessoas prestigia a 13ª Feira Municipal da Saúde da Mulher

07 abril 2017 - 09h22

O Hospital Santo Antônio foi um dos apoiadores do evento que recebeu mais de mil pessoas no último sábado, (01), no Centro de Saúde Dr. Demétrio e no Posto de Saúde do Centro.

Para a população foram realizadas atividades tais como: Verificação e orientações referentes à Pressão Arterial, Diabetes (HGT), Colesterol, IMC (Índice de massa Corporal), Teste rápido de Sífilis, HIV, Hepatite C, Hepatite B, realização de Exame Preventivo de Câncer de Útero, Exame Clínico das Mamas, Teste de Visão (Hospital Diógenes Martins Pinto), Teste de Audiometria com a fonoaudióloga, Coleta de sangue para doação com Hemopasso, Vacinas Febre Amarela, HPV e Meningo, Orientações sobre Saúde Bucal, Vigilância Ambiental (Dengue), Orientação sobre Medicamentos da Farmácia Popular, Orientação com fisioterapeutas, esfoliação nas mãos, limpeza de pele e aplicação de filtro solar com alunas da Estética da FAT, distribuição e orientação sobre uso de plantas medicinais.

Rosane Marcon Manfron, 43 anos e Vilma Marcon, 64 anos, falaram que esta foi a primeira vez que participaram da feira e elogiaram o evento. “É a primeira vez que estamos fazendo os exames na feira, que inclusive estavam atrasados, muito bom” falou Rosane. “Está muito boa, bem organizada”, frisou Vilma.

Na oportunidade foi lançado o Projeto “Muitos anos de vida”, cujo objetivo é a prevenção da mulher durante o mês de seu aniversário, facilitando o acesso aos exames, sem perda de tempo e prevenindo de doenças. “Todas as mulheres que participaram da feira ganharam um calendário com seu mês de aniversário destacado para que elas lembrem-se da campanha e, realmente, procurem os postos. Queremos prevenir a saúde para não precisar tratar a doença. Estamos realizando diversas iniciativas para prevenir por meio da realização dos exames. Lembramos, também, a importância do homem se cuidar e realizar as consultas todos os anos”, comentou o vice-prefeito e secretário da Saúde, Marcos Bacega.

O prefeito de Tapejara, Vilmar Merotto, falou sobre a prevenção em saúde, citou as agentes de saúde como principais meios de prevenção e que a feira da saúde tem um papel importante para a solução de problemas relacionados a saúde. Deu ênfase ao lançamento do projeto muitos anos de vida, que contempla as mulheres com a prevenção a saúde no mês do aniversário.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Celso Piffer, em sua explanação, durante a abertura, falou da importância da feira e deixou o espaço para as vereadoras Maeli Brunetto e Vera Lucion, as quais abordaram a saúde preventiva como foco principal e da importância de fazer os exames rotineiros para se prevenir.
Além da feira, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher no auditório do Centro de Saúde, cujo espaço também esteve lotado e teve como objetivo propor as Diretrizes da Política Nacional e Estadual de Atenção Integral das Mulheres e para compor o Plano Municipal de Saúde. O evento foi conduzido pelo vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde, Ildo Costella e contou com a participação do médico oncologista Nícolas Lazaretti.

Ildo Costella falou da importância da feira para a prevenção em saúde e da conferência para decidir as demandas para serem levadas nas conferências estaduais e nacionais.

Ainda estiveram participando da feira: a primeira dama Rosane Faedo Merotto, vice dama Ana Paula Bacega, secretários municipais, coordenadores municipais, vereadores e a comunidade tapejarense.

Fotos: Álvaro Pes
Com informações da Prefeitura Municipal de Tapejara

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...