Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

14 de Junho Dia Mundial do Doador de Sangue

14 junho 2017 - 11h53

“Doar sangue para salvar vidas” é o lema que motiva os homenageados de hoje, 14 junho, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2004, a data comemorativa tem por objetivos: agradecer a todos aqueles que, através de um ato simples, mas de imensurável valia, ajudam a salvar muitas vidas e, tendo tais exemplos, conscientizar mais pessoas para que façam a doação.

Para ser um doador de sangue é simples, basta estar bem de saúde, não pode estar em jejum, pesar mais de 50 quilos, ter dormido por, no mínimo, seis horas. Para os homens que possuem idade entre 18 e 60 anos, a doação pode ser feita com intervalo de 3 meses. Para as mulheres com a mesma faixa etária, o período de doação é de 120 dias entre uma doação e outra. Menores com idade ente 16 e 17 anos é necessária a presença de um responsável legal ou apresentar uma procuração reconhecida em cartório pelo mesmo.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Comitê Transfusional do HSA, Clélia Martins Pinto Saqueti, a doação não traz nenhum tipo de dano para o doador, pois o organismo recupera em pouco tempo a quantidade de sangue doada, além de representar um ato de solidariedade com quem está com a saúde fragilizada.

Aumentar o número de doadores aptos, ou seja, quem já fez a doação e não teve rejeição, é uma meta do Comitê. Anualmente, são feitas coletas externas, quando o Hemopasso vem com sua equipe técnica até o HSA, nas quais são agendados um número determinado de doadores aptos e de novos (aqueles que nunca fizeram a doação).

Realizadas com a parceria do Hemopasso, da Secretaria Municipal de Saúde e entidades ou escolas do município, as coletas sempre superam o número de doadores necessários para o tempo de permanência do Hemopasso. Porém, é necessário agendar um número de doadores além do estipulado pela organização, levando-se em consideração a “reprovação” na pré-triagem, ou seja, problemas de saúde que tenham surgido próximo à data da doação, uso de medicação ou de álcool nas 24 horas que antecedem a coleta, entre outros fatores, o que justifica o fato de, por ventura, a pessoa ter deixado o nome na agenda, mas não efetuar a doação, explica Clélia.

Para o próximo semestre, está confirmada a coleta externa no dia 23 de setembro, das 8h às 17h, em frente ao Centro de Diagnóstico do HSA, com a parceria do Hemopasso, Secretaria Municipal de Saúde e Sicredi. Entretanto, devido às baixas temperaturas e a diminuição no número de doadores, o Comitê Transfusional do hospital está organizando uma coleta de reposição, onde os doadores serão levados até o Hemopasso, com transporte disponibilizado pela SMS, cuja data será confirmada nos próximos dias e o início do agendamento das doações será informado pelos meios de comunicação e redes sociais da instituição.

O Hemopasso atende das 7h às 13h30min, de segunda a sexta-feira e o agendamento das coletas deve ser efetuado pelo fone (54) 3311-5555.

O Comitê Transfusional, direção e colaboradores do HSA agradecem a todos os homenageados pelo nobre ato de solidariedade. Parabéns DOADOR!

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...