Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

1 de Dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS

01 dezembro 2020 - 16h16

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 920 mil brasileiros são portadores do HIV, sendo que a maioria dos casos se concentra em pessoas de 25 a 39 anos. Desse total de infectados, 89% foram diagnosticados, 77% estão realizando tratamento com antirretroviral. A concentração dos casos está na população jovem, com idade entre 25 e 39 anos, de ambos os sexos.

De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, que cerca de 10 mil casos de HIV foram evitados no país, entre os anos de 2015 a 2019. Graças às campanhas de conscientização e combate à doença.

A boa notícia comemorada pelos especialistas é que o Brasil registrou queda no número de casos de infecção por Aids nos últimos anos, onde o número passou de 21,9 casos por 100 mil habitantes, em 2012, para 17,8 casos por 100 mil habitantes em 2019, contabilizando um decréscimo de 18,7%. Em contrapartida, no período de 10 anos, a taxa de contaminação em gestantes subiu 21,7%, o que pode ser explicado pela adoção do diagnóstico no pré-natal e a eficácia da vigilância na prevenção da transmissão vertical do HIV.

No período de 2015 a 2019, observa-se a redução de 22% na taxa de contaminação por Aids em menores de 5 anos. A redução nesses índices é utilizada como indicador para o monitoramento da transmissão vertical do HIV, que inclui ainda a transmissão durante a gestação, o parto ou a amamentação.

A queda na taxa de mortalidade por HIV totaliza 17,1% nos últimos cinco anos. Esses dados, de acordo com o Ministério da Saúde, são frutos de ações imediatas para detectar a AIDS, logo após o contágio e iniciar o tratamento no paciente infectado.

O incentivo ao diagnóstico, com a disponibilidade de testes de HIV pelo SUS e tratamento gratuito na rede básica de saúde não ofuscam a importância dos métodos de prevenção, onde o uso de preservativos ainda é a forma mais simples de evitar o contato com a AIDS.

Em 2020, até o mês de outubro, o Ministério da Saúde distribuiu 7,3 milhões de testes rápidos de HIV, 332 milhões de preservativos masculinos e 219 milhões de preservativos femininos.

O melhor tratamento para o HIV é a prevenção!

Fonte: Agência Brasil

Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...