NOTÍCIAS
31/10/2017
Filho do Dr. Miguel Tabbal visita o Hospital Santo Antônio
Dr. Miguel Tabbal nasceu em 10 de novembro de 1917 no estado de São Paulo. Filho de imigrantes libaneses, mudou-se ainda na infância para Pelotas (RS) onde cursou o primário no Colégio São José e o ensino médio, no Ginásio Pelotense.

Aos 23 anos, graduou-se na Faculdade de medicina de Porto Alegre, atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Recém formado, desempenhou as funções de médico residente nos serviços de cirurgia e de clínica médica da Santa Casa da Misericórdia, de Porto Alegre.

Em meados de janeiro de 1941 é convidado a trabalhar na então Vila Tapejara. Logo em seguida é chamado pelos lideres do movimento, José Zanini e o Pe. Paulo Chiaramonte, para integrar a diretoria da Comissão Pró-construção da nova casa. E em 24 de maio de 1942, com a inauguração do prédio e instalações, o sonho do Dr. Miguel Tabbal tornava-se realidade.

Anos após, houve a idealização do centro cirúrgico que recebeu o nome de Dr. Miguel Tabbal, em homenagem a sua determinação em prol do crescimento do hospital. E, em 17 de abril de 2015 houve a reinauguração do centro, que hoje, conta com três salas de cirurgia, sala de recuperação e central de esterilização de materiais.

Por esse motivo, a manhã de sábado (28) foi escolhida pelo engenheiro elétrico, filho do Dr. Miguel Tabbal, Arthur Alexandre Tabbal, e sua esposa, Maria Clair Tabbal, que hoje residem em Porto Alegre, para visitarem o Hospital Santo Antônio, a fim de apreciar o desenvolvimento que a casa de saúde teve nesses últimos anos.

Recebidos pelo diretor administrativo, Ildo Costela, e pela coordenadora de captação de recursos, Daniela Bianchi Baranzelli, Arthur e Maria Clair estavam acompanhados pelo pesquisador e historiador, Itamar Spagnol e, pelo advogado, Júlio Reis. Segundo a coordenadora era possível notar a alegria que eles demonstravam em estar aqui. “O ambiente é maravilho e tenho certeza de que meu pai iria gostar de ver como o hospital está hoje”, enfatizou Arthur Alexandre Tabbal.

Durante a visita foi lembrado que no ano de 2008 o HSA completava 70 anos e, na ocasião, a família foi representada pela família da arquiteta, Luciane Tabbal, filha do Dr. Miguel Tabbal. Aproveitando a oportunidade, o diretor administrativo, Ildo Costela, agradeceu a visita e convidou-os para a comemoração dos 80 anos, que será dia 15 de dezembro, frisando que as portas do HSA sempre estarão abertas para recebê-los.
GALERIA DE FOTOS
OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: