Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

CIPA do HSA alerta sobre dia nacional de prevenção de acidentes do trabalho e dia mundial de combate às hepatites virais

27 julho 2018 - 11h31

Para marcar a data de 27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, os Cipeiros do Hospital Santo Antônio, com apoio da Técnica em segurança do trabalho, Adrieli Parizotto, mobilizaram os colegas na conscientização da importância de se prevenir tais acidentes. Conforme relata o presidente da comissão, Fernando Copatti, “hoje é uma data pra ser lembrada que a prevenção deve ser diária, com a responsabilidade de todos”.

Com intuito de mobilizar os colaboradores da instituição, foram elaborados cartazes, que foram fixados em diferentes áreas do hospital, além da distribuição de cartilhas com o tema: “Acidente de trabalho – agir com segurança é ter atitude”.

A técnica Adrieli destacou que “devemos lembrar que Prevenir é antecipar o risco, impedindo que aconteça, de modo a evitar algo ruim, sabendo que determinada atividade ou local, podem ferir ou adoecer os trabalhadores” e destacou também, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado amanhã (28), com foco no diálogo, por se tratar de área de saúde pública, sendo que existem sete tipos de Hepatite: A, B, C, D, E, F (ainda não diagnosticada em humanos) e G.

A doença, que causa inflamação no fígado, pode ser adquirida em função do vírus, do uso de alguns medicamentos, uso de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas e, caso não tratada adequadamente, pode se tornar câncer hepático. Dentre os sintomas estão mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, vômitos e pele amarelada, reforçou Adrieli.

A hepatite B que é transmissível, pode ser evitada se forem tomadas medidas de prevenção como uso de: preservativos, materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem, piercings, evitar compartilhamento de instrumentos de manicure, pedicure, lâminas de barbear ou depilar, além de agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

Adrieli lembra que a vacina contra a hepatite B é recomendada para jovens até 29 anos, para as populações vulneráveis e para profissionais da área da saúde. Além de ser um direito, é a melhor forma de evitar a doença. Também faz parte do calendário de vacinação da criança (que deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida) e do adolescente e, está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...