Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Primeiras cirurgias oftalmológicas são realizadas no HSA

26 maro 2019 - 08h43

Iniciaram no mês de dezembro de 2018 as primeiras cirurgias oftalmológicas no Centro Cirúrgico Dr. Miguel Tabbal, do HSA de Tapejara, RS.

É um grande avanço para Tapejara e região. Tratam-se de procedimentos de última geração, possíveis graças a aparelhos modernos – Facoemulsificador e Microscópio, adquiridos com recursos federais, oriundos do Ministério da Saúde e, ao treinamento da equipe técnica que acompanhou cirurgias em Passo Fundo, antes de iniciar no HSA.

O principal procedimento é a cirurgia de catarata, sendo que até o mês de março de 2019, já foram efetuadas 13 dessas cirurgias.

O médico oftamologista, Dr. Juiano Grandi, especialista em cirurgia de catarata por facoemulsificação, relata que “a doença é caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho e normalmente ocorre devido ao envelhecimento, mas também pode ser causada por traumas, alterações congênitas ou pelo uso de alguns tipos de medicamentos, como corticoides, por exemplo. Qualquer que seja a causa, o tratamento é sempre cirúrgico. Na cirurgia, retira-se o cristalino opacificado e implanta-se uma lente intraocular que o substituirá. A cirurgia é feita com anestesia local e o paciente vai para casa logo após o procedimento”.

Dr. Juliano explica que “esse procedimento, vulgarmente conhecido como cirurgia a laser, é feito por uma microincisão de 2,5mm e não há necessidade de dar pontos. Além disso, dependendo do tipo da lente intraocularizada, resolve-se o problema da catarata e consegue-se corrigir o grau, dessa maneira, grande parte dos pacientes não precisa mais usar óculos após a cirurgia. Este método é muito mais seguro e com recuperação melhor e mais rápida do que pela maneira convencional. Agora, os pacientes de Tapejara e região não precisam mais se deslocar até Passo Fundo para cirurgias de catarata!” comemorou o médico.

Para o presidente do HSA, Valdir Pietrobon, “a realização dessas cirurgias é uma conquista de todos! Temos o costumeiro apoio, tanto da comunidade, quanto de parlamentares, principalmente para a destinação de recursos, através dos quais podemos equipar o hospital com o que há de moderno na área médico-hospitalar. É importante destacar o treinamento da equipe técnica também. Trabalhamos para que a população que busca os serviços do Hospital Santo Antônio seja sempre muito bem atendida. Isso torna nosso HSA uma referência regional”, comemorou Valdir.

Colaboração: Dr. Juliano Grandi, Médico Oftalmlogista

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...