Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Agência Transfusional de Estoque de Hemocomponentes do HSA inicia suas atividades

18 outubro 2019 - 14h22

O Comitê Transfusional do Hospital Santo Antônio, que iniciou suas atividades no dia 6 de junho de 2005, tendo como foco o desenvolvimento, aprimoramento e monitoramento das práticas hemoterápicas da instituição, atuou, desde então, no transporte de hemocomponentes (bolsas de sangue) do Hemopasso de Passo Fundo para o HSA, conforme solicitação médica, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Outra atividade de significado ímpar realizada pelo Comitê é a organização das coletas externas, tendo sempre resultados positivos e apoio de entidades e da comunidade tapejarense e regional, quando o Hemopasso vem até o hospital para coletas.

Ocorre que, ao longo desse período, integrantes do Comitê, sob o comando da enfermeira Clélia Martins Pinto Saqueti, reuniram-se, por inúmeras vezes, para elaborar o projeto da tão sonhada Agência Transfusional de Estoque de Hemocomponentes do HSA. Foram muitos encontros do Comitê, participações em seminários, palestras, treinamentos, tudo isso somado ao esforço das diretorias em implantar a Agência de Estoque na instituição.

No último dia 10 de outubro de 2019, o sonho tornou-se realidade e a Agência Transfusional de Estoque de Hemoterápicos do HSA iniciou suas atividades, proporcionando maior segurança aos pacientes e à equipe de assistência à saúde do hospital.

Para que a Agência de Estoque entrasse em atividade, os bioquímicos da instituição receberam treinamento especial com a Assessora Científica da Empresa Bio-Rad, Ana Lúcia Girello e a equipe de enfermagem, com o Hemopasso.

“Termos no HSA estoque fixo de hemocomponentes, onde serão realizados os testes de compatibilidade pela nossa instituição, agilizando o processo da transfusão de sangue ou derivados, é uma conquista de todos, me sinto muito feliz em ter contribuído, junto com toda Família HSA para que esse momento chegasse”, comemorou Clélia.

Elizabete Hansen, enfermeira que atua na Agência Transfusional, ressalta que “embora tenhamos estoque aqui na instituição, a reposição de doadores de sangue continua sendo no Hemopasso, das 8hs às 14h30min, de segunda a sexta-feira. Essas doações são de extrema importância, pois, para cada bolsa de hemocomponentes utilizados, precisamos repor três doações. Todos os municípios da nossa região contam com transporte para os doadores, inclusive temos uma parceria com a Secretaria de Saúde de Tapejara no projeto de Transporte Permanente, onde todas as sextas-feiras a secretaria fornece transporte gratuito para doadores do município”, completou.

O Comitê reforça que todos os comprovantes de doação deverão ser entregues no hospital, para que seja efetuado o controle de doadores.

Seja um herói e ajude-nos a salvas vidas, doe sangue!

Colaboração: Clélia Martins Pinto Saqueti e Elizabete Hansen, Enfermeiras do HSA

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...