Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

ALGUMAS COISAS NÃO SÃO PERMITIDAS DENTRO DO HSA, ENTENDA O PORQUÊ

07 agosto 2019 - 09h52

Com base nas normas institucionais exigidas pela ANVISA, implantadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Hospitalar, visando garantir a qualidade no atendimento e segurança do paciente, algumas coisas não são mais permitidas dentro do Hospital. Entenda o por quê?

O TRADICIONAL CHIMARRÃO:
Por ser uma "bebida coletiva", o chimarrão pode transmitir certas doenças, como gripes e viroses, por exemplo. Símbolo de hospitalidade, seu consumo incentiva “rodas de conversa” e o paciente precisa de repouso e tranquilidade para total recuperação.
Além disso, a erva-mate possui propriedades como: vasodilatadora, diurética, estimulante, entre outras. Algumas vitaminas e sais minerais também estão presentes no chimarrão e isso pode interagir com a medicação do paciente, interferindo no resultado do tratamento. Há pacientes, em casos específicos, onde se torna imprescindível o controle na ingesta de líquidos, sendo assim, proibidos de ingerir.

ROUPAS DE CAMA E OBJETOS DE USO PESSOAL:
Alguns materiais são classificados como potencial de contaminação e transmissão de bactérias, vírus e ácaros, dentre eles estão as roupas de cama dos pacientes, mais especificamente dos cobertores, por isso é muito importante que se evite o compartilhamento dos mesmos e de objetos pessoais como: escovas, toalhas, sabonetes, travesseiros, etc..

ATENÇÃO! OUTRAS ATITUDES DEVEM SER EVITADAS!

CUIDADOS QUE AS VISITAS DEVEM TOMAR:
Todo visitante traz para dentro do hospital microrganismos externos e levam outros pertencentes à biota hospitalar, estes, por sua vez, são mais ofensivos e tornam-se mais resistentes a tratamentos, por isso, ao entrar e sair do HSA utilize o álcool gel e lave muito bem suas mãos; Não sente na cama do paciente; Não realize visitas em vários pacientes; Não fume no ambiente hospitalar, a fumaça do cigarro é extremamente prejudicial para todos. Jamais deite ou coloque suas mãos no chão do hospital, pois trata-se de um local onde os germes e bactérias estão em maior concentração.
Procure ser breve na sua visita, o repouso e o ambiente tranquilo contribuem com a melhora do paciente.

QUEM PODE ENTRAR NO CENTRO CIRÚRGICO?
O Centro Cirúrgico é um ambiente muito complexo, o que exige total conhecimento do fluxo de trabalho, sendo que qualquer atitude, poderá interferir no processo, por isso, quanto menor a circulação, maior a segurança para o paciente e a equipe técnica.
Caso seja liberado, o acompanhante deverá vestir roupa específica e fazer uso de máscara e propés;

E A CRIANÇADA PODE ENTRAR NO HOSPITAL PARA VISITAS?
É preciso muito cuidado ao trazer crianças para visitas hospitalares, pois seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido e, qualquer contato com microrganismos hospitalares pode comprometer a saúde dos pequenos. Dessa forma, a entrada da criançada é regulada pela(o) enfermeira(o) responsável.

ACOMPANHANTE, VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELA MELHORA DO PACIENTE!
Evite um fluxo muito grande de pessoas nos quartos, dessa forma, diminui consideravelmente o risco de o paciente entrar em contato com vírus e bactérias presentes no ambiente hospitalar e externo.
O estatuto da criança e do idoso asseguram a presença de um acompanhante, o que também será permitido para gestantes e nos casos que são solicitados pela equipe médica ou de enfermagem.

ACOMPANHANTE TEM DIREITO À REFEIÇÕES?
O ACOMPANHANTE do paciente internado pelo SUS tem direito às 3 principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Para os demais convênios, será servida refeição paga pelo seu convênio (quando houver) e, nos casos em que não há refeição para acompanhante inclusa, a mesma deverá ser solicitada junto ao serviço de Nutrição e Dietética.

E A TROCA DO ACOMPANHANTE, COMO PODERÁ SER FEITA?
Para flexibilizar a troca do acompanhante em horários intercalados com a jornada do comércio, implantou-se os seguintes horários: das 06 h às 08 h, das 12 h às 14hs e das 17 h às 18h45min. Permite-se uma troca por horário.
CONFIRA OS HORÁRIOS DE VISITA:
O horário de visitas no HSA foi modificado, permitindo melhor fluxo no atendimento pela equipe técnica, garantindo maior conforto e segurança ao paciente, sendo liberadas visitas, conforme normas da portaria, diariamente das 14 h às 18h30min.
Mas fique atento, porque às 19 h todos os visitantes precisam liberar os quartos para bem-estar dos pacientes!

LEMBRE-SE, TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA SAÚDE E CONFORTO DOS PACIENTES. É NOSSO DEVER COLABORAR E PREVENIR A DISSEMINAÇÃO DE AGENTES CAUSADORES DA INFECÇÃO HOSPITALAR.

Colaboração: Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Qualidade e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...