Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

ALGUMAS COISAS NÃO SÃO PERMITIDAS DENTRO DO HSA, ENTENDA O PORQUÊ

07 agosto 2019 - 09h52

Com base nas normas institucionais exigidas pela ANVISA, implantadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Hospitalar, visando garantir a qualidade no atendimento e segurança do paciente, algumas coisas não são mais permitidas dentro do Hospital. Entenda o por quê?

O TRADICIONAL CHIMARRÃO:
Por ser uma "bebida coletiva", o chimarrão pode transmitir certas doenças, como gripes e viroses, por exemplo. Símbolo de hospitalidade, seu consumo incentiva “rodas de conversa” e o paciente precisa de repouso e tranquilidade para total recuperação.
Além disso, a erva-mate possui propriedades como: vasodilatadora, diurética, estimulante, entre outras. Algumas vitaminas e sais minerais também estão presentes no chimarrão e isso pode interagir com a medicação do paciente, interferindo no resultado do tratamento. Há pacientes, em casos específicos, onde se torna imprescindível o controle na ingesta de líquidos, sendo assim, proibidos de ingerir.

ROUPAS DE CAMA E OBJETOS DE USO PESSOAL:
Alguns materiais são classificados como potencial de contaminação e transmissão de bactérias, vírus e ácaros, dentre eles estão as roupas de cama dos pacientes, mais especificamente dos cobertores, por isso é muito importante que se evite o compartilhamento dos mesmos e de objetos pessoais como: escovas, toalhas, sabonetes, travesseiros, etc..

ATENÇÃO! OUTRAS ATITUDES DEVEM SER EVITADAS!

CUIDADOS QUE AS VISITAS DEVEM TOMAR:
Todo visitante traz para dentro do hospital microrganismos externos e levam outros pertencentes à biota hospitalar, estes, por sua vez, são mais ofensivos e tornam-se mais resistentes a tratamentos, por isso, ao entrar e sair do HSA utilize o álcool gel e lave muito bem suas mãos; Não sente na cama do paciente; Não realize visitas em vários pacientes; Não fume no ambiente hospitalar, a fumaça do cigarro é extremamente prejudicial para todos. Jamais deite ou coloque suas mãos no chão do hospital, pois trata-se de um local onde os germes e bactérias estão em maior concentração.
Procure ser breve na sua visita, o repouso e o ambiente tranquilo contribuem com a melhora do paciente.

QUEM PODE ENTRAR NO CENTRO CIRÚRGICO?
O Centro Cirúrgico é um ambiente muito complexo, o que exige total conhecimento do fluxo de trabalho, sendo que qualquer atitude, poderá interferir no processo, por isso, quanto menor a circulação, maior a segurança para o paciente e a equipe técnica.
Caso seja liberado, o acompanhante deverá vestir roupa específica e fazer uso de máscara e propés;

E A CRIANÇADA PODE ENTRAR NO HOSPITAL PARA VISITAS?
É preciso muito cuidado ao trazer crianças para visitas hospitalares, pois seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido e, qualquer contato com microrganismos hospitalares pode comprometer a saúde dos pequenos. Dessa forma, a entrada da criançada é regulada pela(o) enfermeira(o) responsável.

ACOMPANHANTE, VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELA MELHORA DO PACIENTE!
Evite um fluxo muito grande de pessoas nos quartos, dessa forma, diminui consideravelmente o risco de o paciente entrar em contato com vírus e bactérias presentes no ambiente hospitalar e externo.
O estatuto da criança e do idoso asseguram a presença de um acompanhante, o que também será permitido para gestantes e nos casos que são solicitados pela equipe médica ou de enfermagem.

ACOMPANHANTE TEM DIREITO À REFEIÇÕES?
O ACOMPANHANTE do paciente internado pelo SUS tem direito às 3 principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Para os demais convênios, será servida refeição paga pelo seu convênio (quando houver) e, nos casos em que não há refeição para acompanhante inclusa, a mesma deverá ser solicitada junto ao serviço de Nutrição e Dietética.

E A TROCA DO ACOMPANHANTE, COMO PODERÁ SER FEITA?
Para flexibilizar a troca do acompanhante em horários intercalados com a jornada do comércio, implantou-se os seguintes horários: das 06 h às 08 h, das 12 h às 14hs e das 17 h às 18h45min. Permite-se uma troca por horário.
CONFIRA OS HORÁRIOS DE VISITA:
O horário de visitas no HSA foi modificado, permitindo melhor fluxo no atendimento pela equipe técnica, garantindo maior conforto e segurança ao paciente, sendo liberadas visitas, conforme normas da portaria, diariamente das 14 h às 18h30min.
Mas fique atento, porque às 19 h todos os visitantes precisam liberar os quartos para bem-estar dos pacientes!

LEMBRE-SE, TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA SAÚDE E CONFORTO DOS PACIENTES. É NOSSO DEVER COLABORAR E PREVENIR A DISSEMINAÇÃO DE AGENTES CAUSADORES DA INFECÇÃO HOSPITALAR.

Colaboração: Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Qualidade e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...

Visita das gestantes da Área Indígena do Ligeiro em...

Na tarde do dia 13/12, o Hospital Santo Antônio acolheu a enfermeira Betânia da Unidade Básica de Charrua, Área...