NOTÍCIAS
26/03/2019
Primeiras cirurgias oftalmológicas são realizadas no HSA
Iniciaram no mês de dezembro de 2018 as primeiras cirurgias oftalmológicas no Centro Cirúrgico Dr. Miguel Tabbal, do HSA de Tapejara, RS.

É um grande avanço para Tapejara e região. Tratam-se de procedimentos de última geração, possíveis graças a aparelhos modernos – Facoemulsificador e Microscópio, adquiridos com recursos federais, oriundos do Ministério da Saúde e, ao treinamento da equipe técnica que acompanhou cirurgias em Passo Fundo, antes de iniciar no HSA.

O principal procedimento é a cirurgia de catarata, sendo que até o mês de março de 2019, já foram efetuadas 13 dessas cirurgias.

O médico oftamologista, Dr. Juiano Grandi, especialista em cirurgia de catarata por facoemulsificação, relata que “a doença é caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho e normalmente ocorre devido ao envelhecimento, mas também pode ser causada por traumas, alterações congênitas ou pelo uso de alguns tipos de medicamentos, como corticoides, por exemplo. Qualquer que seja a causa, o tratamento é sempre cirúrgico. Na cirurgia, retira-se o cristalino opacificado e implanta-se uma lente intraocular que o substituirá. A cirurgia é feita com anestesia local e o paciente vai para casa logo após o procedimento”.

Dr. Juliano explica que “esse procedimento, vulgarmente conhecido como cirurgia a laser, é feito por uma microincisão de 2,5mm e não há necessidade de dar pontos. Além disso, dependendo do tipo da lente intraocularizada, resolve-se o problema da catarata e consegue-se corrigir o grau, dessa maneira, grande parte dos pacientes não precisa mais usar óculos após a cirurgia. Este método é muito mais seguro e com recuperação melhor e mais rápida do que pela maneira convencional. Agora, os pacientes de Tapejara e região não precisam mais se deslocar até Passo Fundo para cirurgias de catarata!” comemorou o médico.

Para o presidente do HSA, Valdir Pietrobon, “a realização dessas cirurgias é uma conquista de todos! Temos o costumeiro apoio, tanto da comunidade, quanto de parlamentares, principalmente para a destinação de recursos, através dos quais podemos equipar o hospital com o que há de moderno na área médico-hospitalar. É importante destacar o treinamento da equipe técnica também. Trabalhamos para que a população que busca os serviços do Hospital Santo Antônio seja sempre muito bem atendida. Isso torna nosso HSA uma referência regional”, comemorou Valdir.

Colaboração: Dr. Juliano Grandi, Médico Oftalmlogista

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA
GALERIA DE FOTOS
OUTRAS NOTÍCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
54 3344.3711
Exames
HSA
54 3344.3700
Informações
CORPO CLÍNICO
Consulte a lista completa
MATERNIDADE
Veja as fotos dos recém nascidos
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
 
Rua Tranquilo Basso, 270
CEP 99.950-000 - Tapejara/RS
54 3344.3700
 
INICIAL
O HOSPITAL SANTO ANTÔNIO
PRONTO ATENDIMENTO
TAPCARD
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
COLONOSCOPIA
DENSITOMETRIA ÓSSEA
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
MAMOGRAFIA
 
RAIO X
RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
ULTRASSONOGRAFIA
CORPO CLÍNICO
NOTÍCIAS
MATERNIDADE
CONTATO
LICITAÇÕES
 
Copyrigth 2013 © Todos os direitos reservados - HSA - Hospital Santo Antônio. contato@hsasaude.com.br
Desenvolvido por: