15/10/2019
Médico palestra sobre Doença de Fabry para equipe de enfermagem do HSA
Na noite de 03 de outubro, o médico integrante do Corpo Clínico do Hospital Santo Antônio, Dr. Lídio Derossi palestrou à equipe de enfermagem sobre Doença de Fabry.
“Uma doença rara e pouco conhecida, a Doença de Fabry é hereditária, está ligada ao cromossomo X, transmitida de geração para geração. As pessoas afetadas já nascem com esta condição e desenvolvem os sintomas ao longo dos anos, no homem, os sintomas aparecem mais cedo e mais intensos, diferente das mulheres, que se manifestam mais tarde e com menos intensidade. A moléstia ocorre pela falta de produção de uma enzima, chamada Alfa-galactosidade A, levando ao mal funcionamento das células”, explicou o médico.
Dr. Lídio, acrescentou ainda, que “entre os sintomas estão: dor, queimação e formigamento nos pés, que começam antes dos 18 anos, febre, fraqueza, dificuldade ou até mesmo incapacidade de transpirar, manchas avermelhadas na pele mais acentuada em região abdominal, problemas digestivos e entre os mais graves estão alteração na função renal, alteração no sistema nervoso, podendo causar acidente vascular encefálico (derrame) e alteração na função cardíaca, levando ao infarto”.
Segundo a enfermeira Paola Quoos, responsável pela infusão do medicamento, “essa doença não tem cura, mas o tratamento é feito com a reposição da enzima Alfa-galactosidade A. A cada quinze dias o HSA recebe pacientes de Tapejara e região para a infusão da medicação, que é administrada cautelosamente pela enfermeira. Nossa região é a que tem o maior número de casos no mundo”, destacou.
No evento, contribuíram com relatos de experiências o médico pediatra, Dr. Gerson Peres, responsável pelas crianças portadoras da Doença de Fabry, a presidente da Associação Gaúcha de Fabry, Adriana Coronetti e uma das representantes do Laboratório Takeda, Adriane Gabardo.
Após a palestra, houve uma confraternização entre os presentes, oferecida pelo Laboratório Takeda.
Colaboração: Cíntia Fontana e Paola Quoos, Enfermeiras do HSA e Dr. Lídio Derossi, Médico
Redação: Setor de comunicação e Marketing do HSA
Fotos: Cíntia Fontana