Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

HSA dá o primeiro passo em busca da Acreditação

10 dezembro 2019 - 17h21

Acreditar no nosso potencial e, com essa convicção, buscar o melhor a cada dia… esses são propósitos de uma instituição que há mais de 80 anos vem abraçando vidas!

E nessa busca pela melhoria constante, o HSA está dando mais um passo rumo à Acreditação, um selo de Qualidade em Gestão em Serviços de Saúde, garantindo superioridade competitiva na área, fornecido pela ONA – Organização Nacional da Acreditação, alinhada ao Ministério da Saúde.

A adesão ao selo de Acreditação é voluntária. No Brasil, dos mais de 7.500 hospitais, apenas 337 são Acreditados, correspondendo a 4,49% do total. Já no RS, apenas 18 hospitais possuem o selo e, na grande maioria, estão concentrados nas regiões metropolitana e serra gaúcha.

Dividida em três níveis, a Acreditação traz consigo um impacto positivo para o hospital, onde no Nível 1 ocorre uma mudança na cultura da empresa, na busca pela excelência e é trabalhada a segurança como foco principal. No Nível 2, a preocupação é com a segurança aliada à gestão, onde há monitoramento de indicadores, gerando dados para melhoria, através da inter-relação de processos. E o último, Nível 3, cujo fator determinante é a melhoria contínua de todos os processos que movem a instituição.

As vantagens em ser uma entidade acreditada incluem: segurança do paciente, qualidade na assistência, aprimoramento em gestão e métodos de controle, senso de equipe e cultura de qualidade, colaboração com todas as partes interessadas, minimização de erros e problemas, padronização e aprimoramento contínuo dos processos internos, além de fazer parte de um seleto grupo de entidades de saúde, à nível de Brasil.

O Hospital Santo Antônio iniciou 2019 com a criação do Núcleo de Qualidade, sendo um elo entre a instituição e o selo de Acreditação. Desde então, normas regidas pela ONA estão sendo aplicadas e nos dias 09 de 10 de dezembro (hoje), a enfermeira Flávia Soveral Miranda, assessora técnica da empresa EJRos, que presta assessoria para hospitais em busca da Acreditação.

Durante os dois dias, Flávia acompanhou todos os processos que envolvem o dia a dia da instituição, de acordo com a seguinte programação: Liderança Organizacional e Gestão Administrativa Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Suprimentos e Logística, Gestão do Acesso ao Cuidado (nas recepções), Higienização e Processamento de Roupas, Internação, Atendimento Emergencial, Obstetrícia, Atendimento Cirúrgico e CME, Prevenção e Controle de Infecção e Biossegurança, além da Assistência Nutricional.

Devido à complexidade do programa, será necessário agendamento de nova visita da assessora, onde serão analisadas áreas restantes e, após, definição de pontos críticos e de sucesso (auditoria interna), concluindo essa fase com o parecer final para todos os gestores.

Para o diretor administrativo, Ildo Costella, “a importância em aderir ao selo de Acreditação está na garantia de segurança ao paciente, além da melhoria nos processos e na gestão, seguindo padrões de excelência, permitindo que o HSA tenha seu destaque merecido no cenário regional e estadual, considerando o número de instituições aderidas ao programa, que atualmente perfazem um total de apenas 18 no estado”. Ildo também destacou a visita de Flávia, sendo “um marco inicial, onde podemos apontar nossos pontos fortes e trabalhar as questões em que será necessária reorganização tanto nos aspectos estruturais, quanto assistenciais”, conclui o diretor.

Colaboração: Ildo Costella, Diretor Administrativo do HSA

Redação: Setor de Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...