Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Nota de Esclarecimento

16 janeiro 2021 - 17h01

O Hospital Santo Antônio, entidade filantrópica, que presta serviços para Tapejara e região há mais de 83 anos, vem por meio desta nota prestar esclarecimentos à sociedade, em virtude de diversos questionamentos recebidos, os quais envolvem a Prefeitura Municipal de Tapejara através de documentos públicos (Projeto de Lei nº 75/20), referente à importância de R$ 444.206,00, recebidos através de repasses do Governo Federal, com a finalidade de Mitigação de Efeitos Financeiros da COVID-19.
Se faz necessário esclarecer que, desde o início da pandemia do Covid-19, houve um aumento expressivo de consultas e internações hospitalares, sendo necessários investimentos em infraestrutura, como a criação de alas próprias para diagnóstico e tratamento de pacientes confirmados ou suspeitos. Também, a necessidade de investimentos emergenciais em equipamentos de proteção individual, equipamentos médico-hospitalares e recursos humanos.

Esclarecemos que o HSA sempre manteve suas obrigações legais e comunitárias, através de doações da população, empresas e entidades parceiras, verbas públicas (federais e estaduais), além de convênios firmados com algumas prefeituras da região. Porém, com relação aos repasses para manutenção de custos com o Covid-19, do mês de março a dezembro de 2020, a Prefeitura Municipal de Tapejara não repassou nenhum recurso para a instituição, tiveram oportunidade para isso, mas não foi prioridade do governo para enfrentamento da pandemia

O HSA esclarece que renova anualmente contrato de auxílio financeiro no atendimento da urgência e emergência, com diversas Prefeituras Municipais da região, inclusive com a Prefeitura de Tapejara/RS.

É de conhecimento do Poder Municipal que o valor do auxílio de todas as Prefeituras não supre o custo total de manutenção da URGÊNCIA e EMERGÊNCIA, sendo que o HSA disponibiliza recursos financeiros próprios para manter o setor.

Com a pandemia do COVID-19, os custos para manter o atendimento normal do HSA e, principalmente, da Urgência e Emergência tiveram um aumento muito significativo no fluxo de caixa do hospital, pois, além de aumento de materiais, medicamentos e afastamento de colaboradores, a instituição também teve que disponibilizar duas equipes de trabalho, com médicos, técnicos e enfermeiros.

Com esse quadro de dificuldades, tanto financeira, como escassez de recursos humanos, o HSA permaneceu disponibilizando os serviços essenciais, sem maior impacto à comunidade Regional.

Existem alguns relatos justificando que, o valor recebido pela Prefeitura Municipal de Tapejara no ano de 2020 foi para reposição de perdas causadas pelo COVID-19, mas o HSA acredita que nesse momento histórico da humanidade, de sensibilização, cuidado e respeito às vidas que foram atendidas, seria prioritário o investimento público em equipes de atendimento, materiais, medicamentos e equipamentos para a saúde dos cidadãos, incluindo investimentos no hospital do próprio município.

O dever da direção do Hospital é cobrar dos Poderes Públicos os recursos que auxiliem na manutenção dos serviços oferecidos à população de Tapejara e região, sem distinção e sendo uma entidade apartidária.

Sendo o que tinha para esclarecer, o Hospital Santo Antônio se coloca à disposição.


Tapejara, 15 de janeiro de 2021.


“Enquanto eu for presidente do HSA é meu dever lutar pela qualidade na assistência à saúde, pela satisfação do paciente e pela entidade do Hospital Santo Antônio.”


Sirinei Panizzon
Presidente

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...