Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Radiologia Digital: a tecnologia aliada à medicina

09 junho 2014 - 10h06

Um exame radiológico ou uma radiografia é um exame de diagnóstico médico por imagem que tem como finalidade “tirar uma fotografia” de determinado ponto do corpo humano. Com o resultado desse exame, o médico passa a ter elementos para que, apoiado no exame clínico, possa fazer o melhor diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada patologia. De acordo com a técnica em radiologia do HSA, Denize Viecelli, o Centro de Diagnóstico disponibiliza serviços de radiologia convencional e, recentemente, passou a oferecer serviços de radiologia digital a toda comunidade de Tapejara e região. Para Denize, esta última constitui um avanço significativo em relação à radiografia tradicional.

A técnica relata que a diferença entre ambas está no processamento de imagens, uma vez que no equipamento tradicional o estudo é obtido através da sensibilização de um filme composto de sais de prata com o raios X, semelhante ao antigo filme fotográfico. Já no sistema digital, a imagem é obtida de um aparelho de radiologia convencional e apenas o cassete (placa que capta a imagem) tem tecnologia digital. Com estes cassetes não utilizamos mais filme e écran (tela intensificadora), os dois foram substituídos por uma película especial, que é lida e convertida em imagem digital pelo leitor CR (Computed Radiography ou Radiografia Computadorizada) as imagens são processadas, manipuladas e, em seguida, impressas e enviadas para o PACS (Picture Archiving and Communication Systems – Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens). Esse sistema pode ser utilizado para múltiplos equipamentos de radiologia em um mesmo hospital, sendo que, sua qualidade depende da resolução da imagem.

A principal vantagem é a obtenção de imagens de melhor qualidade, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de patologias. A radiologia digital é processada em uma estação de trabalho computadorizada, onde temos a possibilidade de utilizá-la com o uso de sofisticadas técnicas. Com isso, temos ainda a possibilidade de fazermos diagnósticos cada vez mais precoces. Outra vantagem é que possibilita a diminuição da repetição dos exames que normalmente o paciente está sujeito com a técnica tradicional. Com isso, diminui-se a frequência de sua exposição à radiação ionizante, completou Denize.

Contudo, a radiologia digital veio contribuir ainda mais para o bem-estar do paciente, possibilitando consulta à nível nacional e internacional, através da transmissão de imagem pela internet a outros profissionais, além do armazenamento das imagens por tempo indeterminado. Os recursos de software auxiliam no diagnóstico que facilita a visualização e a precisão de detalhes. Atualmente, a área do diagnóstico por imagem tem acompanhado a evolução tecnológica mundial da computação e da eletrônica, o que tornará ainda mais promissor o futuro dessa especialidade, afirmou Denize.

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...