Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Riscos radiológicos X riscos naturais de câncer

23 junho 2014 - 09h16

Colaboradores do HSA participaram de uma palestra ministrada pelo físico Marcel Zago Botelho, especialista em Física Radiológica, com mestrado em Nanociências, representante da empresa Staff Soluções em Física Médica e Radioproteção e responsável pelo controle de qualidade dos serviços de radiodiagnóstico da instituição. O tema do encontro foi “Riscos Radiológicos X Riscos Naturais de Câncer”.

Marcel iniciou seus trabalhos afirmando que “a radiologia diagnóstica tem como função principal identificar patologias. Quando se utilizam imagens obtidas a partir da interação da radiação ionizante com o paciente, espera-se que esta apresente qualidade, de modo a minimizar os erros de interpretação e identificação de estruturas, possibilitando diagnóstico mais preciso e com a menor dose de radiação”.

Para o físico, o aumento constante no número de procedimentos radiológicos que vem sendo realizados, como, por exemplo, as radiografias, fluoroscopias e tomografias computadorizadas, trazem um inegável benefício à saúde do paciente. Contudo, é necessário considerar o potencial aumento das doses efetivas (radiação) entregues à população, devido a estes métodos diagnósticos. O risco associado a um exame radiológico é bastante baixo, quando comparado ao já conhecido risco natural do ser humano desenvolver qualquer tipo de câncer. No entanto, “qualquer risco adicional, seja ele quão pequeno for, é inaceitável se este não beneficiar o paciente”, reforçou Marcel, levando em consideração inúmeras solicitações desnecessárias de exames de radiodiagnóstico.

Encerrando seus trabalhos, Marcel esclareceu que, em geral, os princípios de radioproteção tem como objetivo proteger adequadamente os trabalhadores e indivíduos do público, sem limitar desnecessariamente as práticas benéficas que utilizam radiação ionizante. Enfatizou que, a proteção radiológica é fundamentada em princípios básicos, os quais visam garantir que a dose equivalente recebida pelo indivíduo seja tão baixa, quanto razoavelmente necessária para um melhor diagnóstico. A preocupação, porém, é que nenhum emprego de radiação seja injustificado em relação a seus benefícios e, que a dose equivalente (exposição à radiação) não exceda aos limites anuais de dose para trabalhadores e pacientes, completou o físico.

O evento fez parte do cronograma anual de treinamentos oferecidos pelo setor de psicologia da instituição aos colaboradores do HSA.

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...