Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Agilizando resultados com tecnologia

17 maro 2014 - 09h42

               Após quase dois anos da introdução da informática no dia a dia do trato com o paciente através da prescrição eletrônica, o HSA verificou os inúmeros benefícios que este grande passo proporcionou.

Sem dúvida alguma, os maiores beneficiados são os próprios pacientes, pois o tratamento é agilizado, uma vez que, as informações que o profissional repassa ao sistema da prescrição são instantaneamente visualizadas pelos funcionários dos setores envolvidos, facilitando o atendimento às solicitações.  

               Além dos pacientes, os médicos também usufruem dos benefícios proporcionados por esta ferramenta, pois através da prescrição eletrônica, é possível agilizar prescrições e consultar diagnósticos anteriores, além de muitos outros recursos.

E, para tornar ainda mais rápido o diagnóstico do paciente, em março de 2013, o laboratório do HSA implantou um novo sistema informatizado de controle e emissão de laudos dos exames realizados, completamente integrado com o sistema de prescrição eletrônica. Esta ferramenta possibilita ao médico a visualização dos resultados dos exames dos seus pacientes, através do acesso ao sistema, sem que este precise aguardar a chegada dos resultados impressos.

               A informática e a medicina estão cada vez mais interligadas, o que faz com que o HSA busque sempre novas ferramentas para proporcionar ainda mais excelência em seus serviços. Outra ferramenta importante, implantada em 2013, foi o PACS (Picture Archiving and Communication Systems ou Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens). Utilizado, atualmente, em rede interna de dados, mas com estudos em andamento para disponibilização de imagens externas aos profissionais autorizados, sempre visando o melhor  atendimento do paciente, o PACS proporciona aos médicos uma visualização rápida e precisa dos exames de radiodiagnóstico realizados. Possibilita, também, uma redução de custos ao hospital, pois os filmes de revelação destes exames podem ser dispensados em muitos casos.

              Além destas duas importantes ferramentas voltadas especificamente ao paciente, o setor de TI do HSA desenvolveu outros projetos importantes na área administrativa da instituição, como ferramentas para o auxílio no controle patrimonial, mudanças na forma de cobrança das empresa, utilizando boletos bancários e suporte à instalação do sistema de controle para segurança do trabalho.

              E como não poderia deixar de ser, para acompanhar as rápidas mudanças e transformações da informática e da medicina, para 2014 estão previstas ainda mais inovações. Uma delas é a implantação da prescrição eletrônica Ambulatorial, para que esta esfera também utilize os benefícios da informática voltada para a medicina.

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...