Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

“Chegou a hora: o bebê vai nascer!” - Saiba como o HSA atua no atendimento à gestante e ao bebê

29 maro 2016 - 11h21

O momento do nascimento é muito importante na vida da mãe, do bebê e de toda a família. E esse momento tão significativo passa pela escolha do hospital. Para quem vai dar à luz, o ideal é conhecer não apenas o obstetra, mas toda a equipe que vai atender, a infraestrutura do hospital e checar outrosdetalhes que podem se tornar muito importantes no dia do nascimento e no período pós-natal.

O Hospital Santo Antônio representa o suporte no atendimento da gestante e do bebê através de uma equipe médica preparada, que conta com obstetra, pediatra e anestesista. Toda a estrutura de atendimento da instituição é composta pelo máximo de segurança e conforto para que esse momento receba toda a atenção e cuidados necessários.

O HSA conta com uma estrutura preparada para o atendimento, com consultório médico, ultrassonografia, cardiotocógrafo, sala de pré-parto, sala de parto e bloco cirúrgico/sala de recuperação. No total são 02 enfermarias com 06 leitos, 01 casa da gestante com 04 leitos, 12 leitos com quartos semi-privativos e 28 leitos com quartos privativos.

Cuidados com a mãe e o recém-nascido

O médico obstetra, José Carlos Farias Alves, esclarece os procedimentos a serem seguidos pela gestante. Após surgirem os critérios de início de trabalho de parto, como ruptura da bolsa aminiótica ou início das contrações, ela deve dirigir-se ao hospital para a primeira avaliação obstétrica.

Ao chegar na recepção do HSA, a gestante é conduzida para a realização da internação hospitalar. Após é encaminhada para o Plantão Obstétrico para uma avaliação clínico-obstétrica, para verificar a idade gestacional, como foi realizado o pré-natal, quais os exames feitos, que medicação usou ou está usando, se tem alguma intercorrência como hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia, diabetes ou qualquer outra comorbidade. Depois desta avaliação segue para a sala de exames onde verifica-se a pressão arterial, o crescimento fetal e se tem ou não contrações, bolsa rota e dilatação do colo. “Baseado nesses dados, o plantonista obstétrico conclui se a paciente está ou não em trabalho de parto. Uma vez constatado, a paciente é encaminhada ao setor de internação para acompanhamento deste”, explica o obstetra.

Em caso de cesária, após o procedimento a puérpera permanece na sala de recuperação em alojamento conjunto com o recém-nascido. Se o parto é normal, após o procedimento a puérpera é encaminha ao quarto em alojamento conjunto com o recém-nascido. Durante a internação ela recebe cuidados puerperais, auxílio e orientações nos cuidados com o recém-nascido.

Após o nascimento, o bebê recebe toda a atenção necessária. O recém-nascido é atendido pelo pediatra e pela enfermagem. São aplicadas as vacinas, prestado auxílio na amamentação e realizadas rotinas gerais. Na alta hospitalar a mãe recebe um kit fornecido em parceria do HSA e Sicredi, contendo a Cartilha do Bebê, com orientações sobre amamentação, cuidados com bebê, teste do pezinho, teste do coraçãozinho, teste da orelhinha, registro do recém-nascido, calendário de vacinas e uma necessaire. A mãe também recebe a Caderneta da Saúde da Criança para o seu acompanhamento.

Nascimentos em 2015

O Hospital Santo Antônio registrou o total de 464 nascimentos em 2015, superando os nascimentos de 2014. Dos 464 nascimentos, 283 foram cesarianas e 177 partos normais, sendo quatro partos de gêmeos. Quanto ao sexo dos bebês, nasceram mais meninos em 2015, o dobro do registrado em 2014.

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...