Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Os perigos da automedicação

25 maio 2016 - 11h03

Que atire a primeira pedra quem nunca tomou um medicamento sem prescrição, seja para dor de garganta, febre ou dor de cabeça. Pois é, mas o que muita gente não sabe é que na busca imediata para o alívio da dor, a medicação por conta própria pode representar um grave perigo à saúde.

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação do Mercado Farmacêutico, a automedicação é a prática cultural de 76% dos brasileiros. Entre as principais consequências do uso de medicamentos de forma incorreta está o agravamento de uma doença, já que pode mascarar certos sintomas. Além disso, pode aumentar a resistência de microorganismos, comprometendo o tratamento correto. Outro risco eminente é a combinação inadequada de alguns medicamentos, o que pode anular ou potencializar seus efeitos, sem contar nos problemas no fígado, rins, sangramento no estômago e intestino.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as intoxicações acidentais, ocupacionais ou intencionais são importantes causas de agravos à saúde. Os analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, medicamentos para tosse e resfriados, laxantes e antialérgicos são os mais usados pela população sem recomendação médica. Por isso, são também os que causam mais intoxicação. No Brasil, são aproximadamente 4,8 milhões de novos casos a cada ano. O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode ocasionar ainda reações alérgicas, dependência e até a morte. Um desses casos é do jovem Luciano Augusto, que fez uso do medicamento Dipirona e teve uma reação alérgica. “Me senti com uma tontura horrível e mal-estar. Depois comecei a ter dificuldades para respirar e precisei procurar um serviço de emergência”, explicou.

A publicidade e propaganda de medicamentos e a facilidade de compra sem prescrição médica são alguns agravantes da situação. A farmacêutica Cristine Biazus Valentini atua na Farmácia do Hospital Santo Antônio. Ela destaca que a venda de medicamentos sem prescrição não é autorizada. Cristine ressalta que a venda é sempre em observância ao prescrito pelo médico, respeitando sobre tudo sua indicação de medicamentos de referência, similares ou genéricos. “Nossa prática é respeitar a receita médica, mesmo que o paciente peça a substituição desse medicamento ou tente comprar sem indicação”, confirma.

Por isso, ao perceber algum problema de saúde, não exite e procure um médico. Evite recomendações de vizinhos, amigos ou de atendentes de farmácia.

Mais Notícias

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...