Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Hospital Santo Antônio de Tapejara anuncia a realização de cirurgias bariátricas

09 dezembro 2016 - 11h12

Pacientes com obesidade mórbida podem contar agora com a estrutura do Hospital Santo Antônio de Tapejara para a realização de cirurgias bariátricas de redução de estômago. Esse grande passo se torna um marco para o HSA que busca com a realização das cirurgias bariátricas a maior expectativa de vida saudável para as pessoas que sofrem com a doença.
Em pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento no país, representando mais da metade de população (52,5%) e destes, 17,9% são obesos. Esta realidade alarmante de sobrepeso pode estar relacionada ao surgimento de doenças como hipertensão arterial, diabete melitus tipo 2, aumento de colesterol e triglicerídeos, esteatose (gordura) no fígado, apnéia do sono, depressão, alterações psicológicas em virtude de preconceito e isolamento, além de outras menos frequentes.
Desde setembro deste ano foram dois pacientes submetidos ao procedimento inédito no Centro Cirúrgico do Hospital Santo Antônio, através do gastrocirurgião Felipe Camargo Ribeiro. “Realizei a primeira cirurgia bariátrica da história da instituição contando com o auxílio do Dr. José da Silva e Dr. Ricardo Scopel Pasini, além do anestesiologista Dr. Daniel Said Fontanini Diniz e da excelente participação de toda equipe de enfermagem sob chefia da enfermeira Cintia Fontana”, conta o cirurgião. As técnicas propostas para a instituição são reconhecidas mundialmente pela eficácia, segurança e bons resultados a longo prazo. Ambas as cirurgias foram feitas via laparoscópica (por vídeo), mas também podem ser feitas abertas, baseadas em critérios individuais de cada paciente.
É necessário o acompanhento multidisciplinar para o paciente em todas as fases, e não apenas no pós-operatório, para garantir todos os cuidados necessários e a conquista do resultado esperado. Segundo o gastrocirurgião Felipe Camargo Ribeiro, o acompanhamento pós-operatório deve ser criterioso e sempre é orientado ao paciente retornos programados com cirurgião, psicólogo e nutricionista para acompanhamento e orientação de possíveis dúvidas acerca da recuperação.
Para Lisiane Lovatto, 33 anos, a segunda paciente a ser operada no HSA, a cirurgia bariátrica foi a realização de um sonho. Ela conta que a preparação foi longa, com consultas a vários especialistas, exames, laudos e avaliações. Somente um ano depois foi possível fazer a cirurgia. “Eu já conhecia as dificuldades que eu iria passar, mas dia após dia vou superando-as. Hoje a expectativa é muito grande em relação a diminuição do peso e a melhoria da qualidade de vida. Incentivo as pessoas que gostariam de fazer essa cirurgia, mas a minha dica é que preparem-se psicologicamente porque vale muito a pena”, reforça Lisiane.

Mais Notícias

Recepção e Integração ao novo colaborador!

No dia 23, terça-feira, a superintendência, juntamente com a gerência de gestão de pessoas, realizou a recepção...

Vacinação H1N1

No dia 10 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a H1N1 no Hospital Santo Antônio, direcionada aos...

Talkshow em Homenagem ao Dia da Mulher!

No dia 26 de março, o Hospital Santo Antônio, em parceria com a OAB, realizou um talkshow em homenagem ao Dia da...

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...