Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Enfermeiro responsável pelo SAMU fala sobre a campanha "Maio Amarelo"

15 maio 2017 - 10h19

Pela definição e na teoria, acidente de trânsito é todo evento danoso que envolva o veículo, a via, o homem e/ou animais. Na prática, os acidentes de trânsito no Brasil atualmente matam mais que o câncer, o que nos leva à outro dado bastante desanimador: o número de vitímas no trânsito brasileiro é o maior do mundo, são 31,3 vítimas fatais por 100 mil habitantes.

A maior parte dos acidentes é registrada entre pessoas de 18 a 34 anos. Ainda, de acordo com o Levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, mais de 95% dos desastres nas estradas brasileiras são resultado de irresponsabilidade e imperícia dos motoristas e 40% das vítimas estavam em motocicletas.

No ano de 2012 entrou em vigor a lei 12.760, a Lei Seca. Mais rigorosa que as anteriores, contribuiu para frear o crescimento do número de vítimas fatais, apesar disso, as taxas ainda são consideradas elevadas em demasia e gritam por mais medidas de prevenção e conscientização dos órgãos de trânsito e de nossos governantes no intuito de combater essa “guerra no trânsito”.

O enfermeiro responsável pelo SAMU, Fábio Biolchi da Costa, destaca que apesar do número de acidentes atendidos pelo SAMU e Corpo de Bombeiros em Tapejara não ser tão elevado (94 no último ano), há muitos atendimentos nas rodovias, o que segundo ele, se dá por conta do excesso de velocidade, ingestão de álcool e imprudência dos condutores. “Observamos na maioria das vezes um elevado número de traumas, devido ao não uso do cinto de segurança”, salienta ele, sobre o insistente hábito de algumas pessoas em não fazer o uso do cinto de segurança, atitude simples e que pode evitar ferimentos mais graves ou até mesmo salvar vidas.

O fator mais importante não é o aumento no número de desastres viários, mas sim, o significativo aumento no número de vitimas fatais. Pode-se dizer que existem basicamente dois tipos de acidentes: o evitável e o não evitável. O primeiro é aquele em que o indivíduo deixa de tomar algumas ou todas as atitudes possíveis para evitá-lo. O segundo é aquele em que mesmo após esgotar todas as medidas necessárias para impedi-lo, este veio a acontecer.

A pergunta correta após um acidente de trânsito não é quem é o culpado, mas sim quem poderia tê-lo evitado, já que o fator humano está presente em quase todos os acidentes, 75% são causados por falha humana.

O enfermeiro Fábio destaca também que dentro da cidade de Tapejara o maior número de acidentes acontece com motocicletas, no caso dos carros, há mais danos materiais, que feridos graves. “Como as estradas que cercam a cidade possuem muitas curvas, há bastante casos de capotamento”, lembra ele.

Como foi citado muitos dos acidentes acontecem por falha humana, entre os fatores humanos de risco podemos citar:
sub-avaliação da probabilidade de acidente;
desatenção;
cansaço;
deficiências (visual, auditiva, motora);
consumo de álcool;
consumo de droga;
excesso de velocidade;
desrespeito à distância mínima entre veículos;
ultrapassagem indevida.

- Maio Amarelo: atenção pela vida -

Em 11 de maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU), decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O que fez do mês de maio referência mundial para o balanço das ações que mundo inteiro realiza. Além disso, no dia cinco de maio também é comemorado do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. Neste mês também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, lançada em 2013. Por tantos motivos o mês de maio foi o escolhido para esse grande movimento: maio amarelo.

A escolha da cor amarela se dá pelo fato da mesma representar atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

O Maio Amarelo é tido com um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito, que visa colocar em pauta, para toda a sociedade o tema trânsito. Estimular a participação da população, entidades, empresas e governos em torno da garantia de um trânsito seguro para todos.


Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...