Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Urologista do HSA fala da importância da detecção precoce do câncer de próstata

28 outubro 2016 - 08h25

Você sabia que 51% dos homens nunca consultaram um urologista? Sabia também que em 2016 são estimados 69 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil e que isso representa 7,8 novos casos por hora? Pois é, os dados fornecidos pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) são mesmo alarmantes e estampam uma triste realidade.
O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização na luta contra o câncer de próstata. Para que isso seja efetivado, é preciso acabar com o preconceito existente por muitos homens e que pode impedir a detecção da doença precocemente. Por isso, a conscientização é urgente.
Em entrevista, o especialista em urologia, Marcelo Guollo, que atende no Ambulatório de Especialidades do Hospital Santo Antônio, fala sobre a importância da detecção precoce da doença e do preconceito que precisa ser vencido para que a saúde do homem seja encarada com maior seriedade.

O brasileiro, de uma forma geral, tem um preconceito muito grande com o exame de próstata. Qual a importância do Novembro Azul para mudar essa realidade? Como quebrar esse tabu?
Tradicionalmente e mais notadamente na nossa região do país, por motivos socioculturais e tradicionais, os homens são mais refratários ao acompanhamento médico em geral. No que tange especificamente às doenças da próstata, o preconceito e o tabu do exame os afasta mais ainda. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Há de se considerar, entretanto, que para o câncer da próstata são estimados algo em torno de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos por hora (é o segundo câncer mais comum no homem, depois do câncer de pele). E, para conscientizar a população masculina da necessidade da prevenção e tratamento precoce (que atinge a cura em torno de 90% dos casos), a SBU realiza o Novembro Azul, nos moldes do Outubro Rosa que visa a conscientização do câncer de mama. O evento traz palestras e fóruns de educação médica ao longo do mês em todo o país, com iluminação pela cor tema de diversos pontos turísticos e monumentos em todo país.

Segundo a SBU - Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil. Quais são os fatores de risco da doença? Existe um grupo de risco?
Pessoas da raça negra e quem tem familiares em primeiro grau (pai ou irmãos) que tiveram a doença devem procurar o urologista para avaliar a necessidade de exames adicionais a partir dos 45 anos de idade. Isso se deve pelo fato de fazerem parte de populações de risco, com chance de aparecimento da doença de até 6 vezes maior que a população em geral. Além disso, outros fatores são associados com maior incidência da doença: alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

Há sintomas na doença?
Os sintomas do câncer da próstata só aparecem em casos avançados, em que o índice de cura é bem menor, por isso a necessidade de prevenção e avaliação precoce. A doença em estágio inicial, em que atinge altas taxas de cura, é normalmente assintomática. Quando presentes, os sintomas incluem: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, levantar-se várias vezes à noite para urinar, dor nos ossos, insuficiência renal e fortes dores no corpo.

Qual a melhor forma de prevenir o câncer de próstata?
A melhor forma de prevenir o câncer de próstata é a avaliação precoce. Além de algumas alterações comportamentais que podem reduzir o aparecimento da doença (dieta equilibrada e exercícios físicos, por exemplo), os principais fatores de risco (raça, idade e história familiar) são imutáveis. Dessa forma, quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de cura.

Quando o exame deve ser realizado?
Sugere-se a avaliação com o urologista aos 45 anos para pacientes em grupo de risco (raça negra e história familiar positiva) e após os 50 anos aos demais. A avaliação é feita pela consulta clínica e realização dos exames de PSA (sangue) e toque prostático, que visa identificar alterações na próstata suspeitas para a doença. Vale lembrar que a realização apenas do exame de sangue (PSA) não serve como avaliação completa, porque o exame tem limitações de detecção. O protocolo deve ser repetido anualmente.

Qual a importância de diagnosticar a doença precocemente?
Os índices de cura da doença chegam a valores próximos a 90% em estágios iniciais. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais inicial a doença tende a ser e mais eficaz é o tratamento instituído. Em muitos casos, depois de diagnosticado, o tratamento pode ser apenas o acompanhamento, sem intervenção.

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...