Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

Final de ano para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS: 70% das instituições não têm como pagar o 13º salário

14 dezembro 2016 - 09h54

A Federação das Santas Casas do RS realizou uma pesquisa junto à rede de hospitais filantrópicos do Estado, os resultados são preocupantes, especialmente nesta época do ano, com as obrigações com 13º salário e férias.
Dados da pesquisa indicam que 23% das instituições ainda não conseguiu cumprir com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, e o mais preocupante, 70% não têm como cumprir com a segunda parcela e nem mesmo têm previsão para tais pagamentos.
Outros indicadores, que levaram em conta o período janeiro – novembro de 2016 também são alarmantes para a saúde do Rio Grande do Sul, especialmente porque estamos falando da maior rede hospitalar do Estado. Neste período, 12,20% reduziram leitos, 41,46% enxugaram o quadro funcional (4 mil demissões foram efetuadas), 20,73% reduziram internações e 19,51% atendimentos ambulatoriais. Relativo ao pagamento de salários, de janeiro a novembro deste ano, 30,49% atrasaram salários e 54,88% atrasaram honorários médicos.
As dívidas dessas instituições são históricas, resultado de uma não atualização de valores da Tabela de Procedimentos do SUS, falta de políticas de remuneração justa por parte do Governo Federal e também pela falta de um calendário linear de pagamentos oriundos do Governo do Estado. Hoje a dívida do Governo Estadual com estas instituições é de R$ 144 milhões, relativos a programas que não foram pagos nos meses de março, abril, maio e outubro.
As instituições estiveram reunidas na manhã do dia 09 de dezembro, em Assembleia Geral Extraordinária, e deliberaram pela solicitação de nova audiência com o Secretário Estadual da Saúde para tentar buscar informações sobre calendário de pagamentos destes valores em atraso. Até o momento, o Governo do Estado não respondeu como pretende fazer o pagamento da dívida existente.
O Hospital Santo Antônio, mesmo inserido nesta realidade onde os investimentos em saúde pública são escassos, até o momento não adotou medidas como parcelamento de salários e redução nos atendimentos. Também, já garantiu o pagamento em dia do 13° salário a seus colaboradores.

Fonte: Ascom da Federação das Santas Casas do RS

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...