Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Notícia

25 de Novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue

25 novembro 2020 - 10h43

O Dia Nacional do Doador de Sangue comemorado hoje (25), marca uma data criada para agradecer aos doadores de sangue e sensibilizar a população sobre a importância da doação.

Um dos desafios apontados pelos hemocentros do Brasil é a diminuição do número de doadores durante a pandemia de covid-19, cenário também enfrentado pelo Hemopasso de Passo Fundo, RS, que é referência para o HSA em repasse de hemocomponentes.

A enfermeira Elizabete Hansen reforça que “o ato de doar sangue não implica no aumento do risco de contaminação pelo coronavírus, pois os hemocentros possuem rotinas que garantem a segurança dos doadores e dos funcionários, sendo que as doações são feitas com agendamento prévio, para organizar o fluxo de atendimento e oferecer conforto aos doadores.”

Elizabete explica que “a doação de sangue não compromete a imunidade do doador e os que positivaram para covid-19 devem aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para efetuarem a doação. Aqueles que tiveram contato com pessoas positivadas ou suspeitas devem aguardar por 14 dias para doar. É importante destacar que há muitas doenças e procedimentos que necessitam de reposição de sangue, como transplantes, cirurgias de grande porte, traumas, entre outros, que não podem esperar a pandemia passar, por isso é imprescindível que se mantenha o fluxo de doações”, completou.

Os hemocentros reforçam que o exame para detecção da covid-19 não é realizado no ato da doação de sangue, como acontece com outras doenças como o HIV, a hepatite e a sífilis.

O Comitê Transfusional do HSA homenageia todos os doadores voluntários, por vezes anônimos, que fazem a diferença na vida de quem precisa.

Doar sangue é um ato de amor!

Comunicação e Marketing do HSA

Mais Notícias

Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas!

O Hospital Santo Antônio (HSA) possui o Programa de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas, com a finalidade de...

Palestra sobre Doença de Fabry promovida pela CIPAA.

Na data de ontem 29/02/2024, foi promovida uma palestra pela CIPAA do Hospital Santo Antônio onde o tema abordado foi...

HSA promove plano de ação anual nas reservas indígenas do...

Com foco na saúde dos povos nativos da nossa região, o HSA possui o Programa de Atenção à Saúde Indígena. O...

Assembleia Geral Extraordinária.

O Presidente do Hospital Santo Antônio de Tapejara, conforme lhe conferem o art. 34, b, e o artigo 29, c, dos Estatutos...

HSA recebe doação de R$5000,00 da ASSERC Boêmios!

O presidente Rogério Zimmermann Döering recebeu os sócios da ASSERC Boêmios para entrega de uma doação de...

Entrega do Ofício de emenda do Dep. Federal Alceu Moreira.

No dia 22 de janeiro, recebemos no Hospital, Ramir Sebben, o assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) para a...

Palestra sobre Síndrome de Bournot em técnicos de...

Hoje, recebemos a técnica de enfermagem, Adriane Bitencourt que abordou a síndrome de burnout em profissionais de...

HSA recebe doação do Grupo Centauros da Tradição.

O Hospital Santo Antônio recebeu uma doação do Grupo Tradicionalista de Cavalgadas Centauros da Tradição de Água...