No último dia 08, a equipe de enfermagem do HSA esteve em treinamento com o Dr. Lídio Derossi, tendo como tema principal “Doença de Fabry”. O encontro objetivou aperfeiçoar e garantir maior qualificação nos cuidados prestados aos portadores da doença, os quais recebem atendimento no hospital.
De acordo com o médico, a Doença de Fabry é hereditária, sendo causada por um gene deficiente. Por causa desse erro na estrutura genética do organismo, uma enzima essencial é produzida em quantidade insuficiente ou com uma estrutura que não funciona adequadamente. Sem esta enzima, algumas substâncias que deveriam ser removidas do organismo se acumulam nas células, causando prejuízos ao portador.
Os sinais e sintomas mais comuns dessa doença são: dor e fadiga, transpiração prejudicada, erupção cutânea, córnea verticilar, problemas gastrointestinais, renais, cardíacos, depressão, entre outros.
O treinamento aconteceu no Salão do HSA e, na oportunidade, também foram abordados assuntos relativos à implantação do atendimento e classificação de risco na Urgência e Emergência da instituição.