01/12/2020
1 de Dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS
Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 920 mil brasileiros são portadores do HIV, sendo que a maioria dos casos se concentra em pessoas de 25 a 39 anos. Desse total de infectados, 89% foram diagnosticados, 77% estão realizando tratamento com antirretroviral. A concentração dos casos está na população jovem, com idade entre 25 e 39 anos, de ambos os sexos.
De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, que cerca de 10 mil casos de HIV foram evitados no país, entre os anos de 2015 a 2019. Graças às campanhas de conscientização e combate à doença.
A boa notícia comemorada pelos especialistas é que o Brasil registrou queda no número de casos de infecção por Aids nos últimos anos, onde o número passou de 21,9 casos por 100 mil habitantes, em 2012, para 17,8 casos por 100 mil habitantes em 2019, contabilizando um decréscimo de 18,7%. Em contrapartida, no período de 10 anos, a taxa de contaminação em gestantes subiu 21,7%, o que pode ser explicado pela adoção do diagnóstico no pré-natal e a eficácia da vigilância na prevenção da transmissão vertical do HIV.
No período de 2015 a 2019, observa-se a redução de 22% na taxa de contaminação por Aids em menores de 5 anos. A redução nesses índices é utilizada como indicador para o monitoramento da transmissão vertical do HIV, que inclui ainda a transmissão durante a gestação, o parto ou a amamentação.
A queda na taxa de mortalidade por HIV totaliza 17,1% nos últimos cinco anos. Esses dados, de acordo com o Ministério da Saúde, são frutos de ações imediatas para detectar a AIDS, logo após o contágio e iniciar o tratamento no paciente infectado.
O incentivo ao diagnóstico, com a disponibilidade de testes de HIV pelo SUS e tratamento gratuito na rede básica de saúde não ofuscam a importância dos métodos de prevenção, onde o uso de preservativos ainda é a forma mais simples de evitar o contato com a AIDS.
Em 2020, até o mês de outubro, o Ministério da Saúde distribuiu 7,3 milhões de testes rápidos de HIV, 332 milhões de preservativos masculinos e 219 milhões de preservativos femininos.
O melhor tratamento para o HIV é a prevenção!
Fonte: Agência Brasil
Comunicação e Marketing do HSA